Evento, transmitido do México, abordou os resultados obtidos em 2020 e já apresentou os desafios para 2021

Ter objetivos bem definidos e se planejar para encarar os desafios que estão por vir é fundamental para qualquer companhia. Pensando nisso, a Coca-Cola FEMSA realizou, no último dia 5 de março, o primeiro All Hands Meeting do ano, um dos mais importantes eventos internos da empresa, que sempre acontece a cada três meses.

O evento foi transmitido do México, contou com a participação de Diretores Corporativos, e abordou resultados muito importantes obtidos em 2020 e já expôs os desafios para 2021.

2020 inspirador

2020 foi encerrado com resultados operativos e financeiros muito sólidos, além de conquistas estratégicas muito importantes para a KOF.

Confira alguns dados importantes no ano:

Rentabilidade: conquistamos um crescimento de +1.2pp em nossa margem EBITDA. Comparável acumulado a dezembro/2020.

Vendas: 4Q + 1,9%, fy- 1,0%. Nossos resultados enfatizam nossa capacidade para gerar eficiência diante das dificuldades.

ROIC: ao final do ano, alcançamos 10,2%.

Fluxo de Caixa: em atividades operativas (EBITDA) para o 4Q foi de +13,1 vs AA, para o ano encerramos com +5.0%.

Quem ficou satisfeito com os resultados do ano foi Constantino Spas, Diretor Corporativo de Finanças, que constata, “fomos capazes de conter a base de consumo graças a um portfólio extraordinário”.

Tantos resultados excepcionais foram, também, graças à nossa excelência operativa, cultura e modelo organizacional, pilares fundamentais para o sucesso em 2020, alcançando, também:

– Um aumento em nosso lucro operacional vs 2019

– Reversão da tendência negativa do Q2

– Adaptação ao mercado com excelente fluxo de caixa

– O apoio às nossas comunidades, durante a pandemia, que foi reconhecido mundialmente.

– Garantia da continuidade operacional

– Melhora de nossa proposta de valor para clientes e consumidores

– Avanço no desenvolvimento de nossa capacidade de negócios omnicanal

Ainda a respeito do ano, John Santa Maria, Diretor Geral Coca-Cola FEMSA, reitera, “em 2021 nosso objetivo é incrementar o volume vs. 2019”.

Não são números e informações incríveis? Mas o que o evento apresentou, sobre o que esperar pela frente em 2021?

Transformação digital

A transformação digital na KOF é de todos nós. Uma mudança que impulsiona mentalidades ágeis, com prioridade na identificação de iniciativas que geram mais valor à Operação, e criam, junto à Diretoria de Tecnologia, soluções para as necessidades do negócio. Ainda sobre o tema, Ignacio Echevarria, Diretor Corporativo de Digital e Tecnologia, afirma: “a transformação digital não é alcançada sem mudança individual também, a tecnologia é inútil se nós não aprendemos a usá-la”.

O que isso quer dizer:

Mudança de Mentalidade: entregas continuas de valor incremental ao cliente.

Células Colaborativas: equipes dedicadas a entregáveis definidos de acordo com a proposta de valor.

Equipes Especializadas: em resolver as necessidades do cliente e do negócio.

Empoderados: para tomar decisões ágeis.

Vamos refrescar o mundo

2021 nos apresenta um cenário igualmente desafiador e motivador, para tanto, foram levantados no evento, também, os seguintes objetivos:

Nosso propósito: encontrar a maneira mais eficiente e sustentável para colocar nas mãos dos consumidores a bebida de sua escolha, em qualquer momento e em qualquer lugar.

Nossa ambição: convertermos em uma plataforma comercial de bebidas integrada digitalmente, sem falhas e em tempo real.

Nossas prioridades estratégicas: Portfólio para cada ocasião; Transformação Digital; Sustentabilidade do Negócio; Cultura Colaborativa e Inclusiva.

Foco na inclusão

Sempre foi muito importante para qualquer empresa dedicar atenção especial a questões relacionadas a gênero, direitos humanos, inclusão e discriminação. Na Coca-Cola FEMSA não seria diferente. Quem sabe muito bem disso é Karina Awad, Diretora Corporativa de Recursos Humanos, que declara, “nos encanta a sinergia que criamos quando trabalhamos com equipes diferentes e inclusivas”.

María del Carmen Alanís, Diretora Corporativa de Assuntos Governamentais, vai além, “meu objetivo é colocar a Coca-Cola FEMSA como a melhor empresa em questões de gênero e nos posicionar globalmente na participação de fóruns e processos alinhados aos direitos humanos sem discriminação ou exclusão”.

Ressaltar os bons resultados obtidos é importante e um motivador para os próximos desafios. A Coca-Cola FEMSA reconhece seus êxitos sem esquecer de já se preparar para suas novas conquistas. Que 2021 seja ainda mais desafiador e com resultados ainda melhores.

0

Deixe um comentário sobre a sua matéria

);