No dia 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água, que celebra esse recurso natural e conscientiza sobre os dois bilhões de pessoas que vivem sem acesso à água potável. E para celebrar separamos algumas dicas.
Muitos de nós podemos acreditar que a água é um recurso infinito, afinal, a terra é conhecida como o “planeta água”. Mas a verdade é que, mesmo que o nosso planeta seja 70% coberto por água, apenas 1% dessa quantia é potável. É importante lembrar que quase toda a água doce líquida do mundo é subterrânea, ou seja, podemos considerá-la um tesouro escondido, que enriquece nossas vidas.
Isso significa que nós, seres humanos, temos mais responsabilidade no cuidado com a água. Aquilo que fazemos na superfície afeta o subsolo e, consequentemente, polui as águas subterrâneas. Assim, devemos colocar no solo apenas produtos inofensivos e biodegradáveis.
Claro que não podemos deixar de utilizar a água em nosso dia a dia, por isso, esse recurso precisa ser utilizado da maneira mais eficiente possível. Uma das maneiras mais eficientes de controlar o seu consumo de água é fazer o mapeamento da quantidade que você utiliza em sua rotina, que é chamada de pegada hídrica e representa o volume total de água doce utilizada por você para consumir bens e serviços.
As águas subterrâneas irão exercer um papel central nas adaptações decorrentes das mudanças climáticas. Precisamos trabalhar em conjunto para administrar esse precioso recurso de maneira sustentável.
Para facilitar o seu dia a dia na busca pelo desenvolvimento sustentável, separamos algumas dicas práticas de consumo consciente de água:
- Ao escovar os dentes, fazer a barba ou ensaboar a louça, mantenha a torneira fechada. Assim você economiza em média 13,5 litros de água em dois minutos.
- Banhos mais curtos de, no máximo, cinco minutos associados com o registro fechado enquanto se ensaboa, geram uma economia de 30 mil litros de água no ano.
- Lava-roupas e lava-louças devem ser utilizados apenas quando atingirem a quantidade suficiente para encher esses eletrodomésticos.
- Repense a necessidade da lavagem de suas roupas. Casacos mais pesados e peças em jeans podem ser utilizados mais vezes sem a necessidade de lavagem, inclusive, esse processo faz com que as peças durem mais tempo.
- Prefira utilizar a lava-louças no modo tradicional. O equipamento chega a economizar cerca de seis vezes a quantidade de água normalmente gasta.
- Ao regar suas plantas, evite fazê-lo em horários de sol forte. Realizar essa atividade antes das 10 horas da manhã e depois das 19 horas evita o excesso de evaporação. Também evite utilizar mangueiras.
- Ao fazer a limpeza de lugares abertos como quintal ou calçada, utilize vassoura. Se precisar de água, prefira aparelhos de limpeza a jato, que utilizam pouca água e forte pressão.
- Sempre resolva com agilidade os vazamentos em sua casa. Um buraco de 2 mm em um cano de uma única casa desperdiça 3.200 litros de água por dia.
- O reúso de água é uma excelente forma de consumo consciente. Por isso, reutilize a água da lavagem de roupa na limpeza de quintais, para dar descargas e limpar pisos e paredes.
- Torne o consumo consciente de água um assunto corriqueiro com as pessoas à sua volta. Incentive ações de economia e redução no uso desse bem tão valioso.
A água subterrânea pode estar fora de vista, mas não pode ficar longe da mente!
Juntos, fazemos mais pela natureza.