Estratégias da companhia visam alcançar quadros de liderança mais diversos e representativos

A proximidade do Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, reacende os debates sobre equidade de gênero.

Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apontam que as mulheres brasileiras representam 45,5% da população economicamente ativa (PEA). Mesmo não sendo maioria no mercado de trabalho, hoje a maior parte dos domicílios no Brasil é chefiada por mulheres (50,8%) que, ainda que trabalhando nas mesmas condições que os homens, têm rendimento 21% inferior ao deles.

Ciente dessa disparidade, a KOF tem, entre seus principais pilares, estratégias de Diversidade, Equidade e Inclusão, que buscam mudar esse cenário internamente e se orgulha em garantir remuneração equiparada para homens e mulheres. É por essa razão que a companhia tem desenvolvido programas cujo objetivo é alcançar quadros de liderança mais diversos e representativos.

Atualmente, o quadro de colaboradores da KOF BR conta com 18,9% de mulheres, contra 81,1% de homens, número que vem crescendo ano após ano, mas ainda tem muitas chances de evolução. Quando o assunto são os cargos de liderança, elas ocupam 25,7% deles. A meta da empresa é atingir 40% até 2030.

Elas na Liderança

 Esse programa conta com uma trilha de treinamentos com foco em diversos pontos, como:

  • Autoconhecimento;
  • Marca Pessoal;
  • Soft & Hard Skills (habilidades comportamentais e técnicas);
  • Conhecimento do Negócio;
  • Mentorias e Liderança.

A primeira edição, realizada entre 2021 e 2022, contou com 24 participantes e, até o momento, resultou na promoção/movimentação de 83% delas.

Em 2023, a segunda edição contou com 33 mulheres, das quais, até o momento, 33% foram promovidas ou movimentadas.

 Elas Business

Para fortalecer essa missão, em janeiro, a Coca-Cola FEMSA Brasil lançou o Elas Business, uma rede que leva mulheres líderes talentosas de diferentes localidades e áreas para uma discussão de agendas estratégicas, proporcionando networking e insights importantes sobre temas de negócio.

No primeiro encontro, Luciana Staciarini Batista, Presidente da The Coca-Cola Company no Brasil e Cone Sul, abordou a temática ESG com outras 27 mulheres, entre elas as executivas de Coca-Cola FEMSA Brasil e The Coca-Cola Company.

Além da apresentação de cases de ESG, essas líderes discutiram como o assunto impacta suas áreas de atuação e o que podem fazer de diferente para alavancar ainda mais as práticas ESG na companhia.

 Com uma agenda alinhada à estratégia da companhia para o ano, a iniciativa contará com a presença de outras convidadas de diferentes empresas, segmentos e backgrounds, além de abordar pautas externas que fomentem novos olhares estratégicos, de negócios e projetos inovadores.

Lugar de mulher é em todas as áreas

Além dos projetos de fomento para lideranças femininas, a KOF BR também investe no desenvolvimento profissional de mulheres nas chamadas Escolas de Formação, que contam com capacitações como Escola de Operadora de Empilhadeira para Mulheres, Escola de Talha para Mulheres, entre outras.

Dia Internacional da Mulher

Para celebrar a data, teremos, no dia 8/3, das 12h às 13h30 (horário de Brasília), o encontro online Mulheres na direção: KOF e o nosso caminho rumo à equidade de gênero”, que será mediado por Malala Balassanian, Diretora de Diversidade, Equidade e Inclusão no TalentLab, e terá convidadas de outras unidades da KOF mundo afora, incluindo duas colaboradoras do Brasil que irão compartilhar suas trajetórias.

Para participar, clique aqui.

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