O primeiro passo rumo ao diagnóstico precoce
Detectar o câncer de mama precocemente aumenta as chances de cura em 95%. O autoexame, procedimento de diagnóstico preventivo, é uma etapa importante do processo de detecção da doença, pois ele pode ser feito rotineiramente pela pessoa, que por sua vez pode perceber alguma anormalidade e procurar um médico imediatamente. Nesse percurso se economiza um tempo que pode ser decisivo para a cura do câncer de mama.
Pensando na importância do autoexame no diagnóstico precoce, separamos um passo a passo de como ele pode ser realizado.
Passo a passo de como fazer o autoexame de mama
1- Antes do toque
- Em frente ao espelho, retire toda a roupa e observe os seios com os braços posicionados para baixo.
- Depois, observe a região com os braços levantados.
- Por último, observe com as mãos na cintura. Nesse processo de três etapas é importante você reparar se há alguma irregularidade: avalie o tamanho dos seios e dos mamilos, forma e cor das mamas, assim como inchaços, abaixamentos, saliências ou rugosidades.
2- Toque em pé
- Durante o banho, levante o braço esquerdo e coloque a mão atrás da cabeça.
- Palpe cuidadosamente a mama esquerda com a mão direita. O toque deve ser feito com os dedos da mão em movimentos circulares e de cima para baixo em toda a mama e nas região das axilas.
- Depois, pressione os mamilos suavemente para observar se existe a saída de qualquer líquido.
- Repita o mesmo processo na mama direita.
3- Toque deitado
- Deite e apoie a nuca sobre seu braço esquerdo. Você pode colocar uma almofada debaixo do ombro esquerdo para evitar desconfortos.
- Com os mesmos movimentos do toque em pé, palpe o seio esquerdo.
- Em seguida repita o procedimento no seio esquerdo
O autoexame não é capaz de dar o resultado final, só é possível descobrir se se trata de um câncer de mama com exames de imagem, como a mamografia. Por isso, se perceber qualquer irregularidade, procure um médico ginecologista imediatamente e faça os exames necessários.
Câncer de mama atinge homens e mulheres
Mesmo representando apenas 1% dos casos da doença, o Outubro Rosa inclui os homens em sua campanha de conscientização e prevenção. Os tumores de mama são mais comuns em homens com idade a partir de 60 anos e com histórico familiar da doença.
Como não há procedimentos clínicos precisos para o rastreamento da doença em pessoas do sexo masculino, ficar atento às irregularidades na região e realizar uma investigação de casos na família são os melhores meios de prevenção. Por isso, os homens são incluídos nesse cuidado preventivo de observação e atenção.
Confira novos assuntos durante todo o mês de outubro na KOFBR News!
Com informação e prevenção vamos vencer essa luta!