Alimentar seu bebê com leite materno por, pelo menos, seis meses garante qualidade de vida ele e para as mamães
Agosto chegou e com ele uma pauta muito importante. Durante a primeira semana desse mês é comemorada a Semana Mundial da Amamentação, e não podemos deixar de trazer informação para todas as pessoas da companhia que têm bebês em casa.
Analisando bem, podemos dizer que a amamentação não é apenas a forma como a mãe alimenta seu filho, mas essa ação também ajuda a promover saúde para todos os envolvidos.
Segundo Fernanda Monteiro, coordenadora das Ações de Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, amamentar os pequenos por pelo menos seis meses já é suficiente para trazer benefícios que serão úteis ao longo da vida de ambos.
Conheça os benefícios da amamentação
Para as mamães, amamentar os pequenos por, pelo menos, seis meses diminui o risco de câncer de mama e ajuda no pós-parto, já que o útero se contrai e volta ao tamanho normal mais rapidamente.
Já os benefícios para os bebês são maiores:
– Reduz em 13% a mortalidade até os cinco anos
– Evita diarreia e infecções respiratórias
– Diminui o risco de alergias, diabetes, colesterol alto e hipertensão
– Leva a uma melhor nutrição
– Reduz a chance de obesidade
– Contribui para o desenvolvimento da cavidade bucal
A Organização Mundial da Saúde reforça a importância do leite materno para o desenvolvimento das crianças até dois anos e exclusivo até os seis meses de vida, pois, quanto mais tempo as crianças são amamentadas, mais elas adquirem resistência às doenças.
Dito isso, se você puder também doe leite.
Os Bancos de Leite Humano (BLH) são uma das iniciativas do Ministério da Saúde para reduzir a mortalidade infantil. Todos os estados brasileiros possuem, pelo menos, um BLH.
Por isso, pesquise uma unidade próxima da sua casa e leve saúde para outras crianças.