Na Coca-Cola FEMSA, examinamos três tipos de análises avançadas de fabricação que nos permitem a excelência.
O impacto da equipe de especialistas aumenta nossa qualidade em manufatura, produtividade e eficiência.
Este ano começamos com a instalação da plataforma de fabricação digital que engloba o Sistema de Execução de Manufatura (MES) e o Controle Estatístico de Processos (SPC). Esta plataforma modular integra microbiologia e o controle de processos de análise sensorial. Está desenhada para digitalizar todos nossos processos de manufatura.
Plataforma de fabricação digital Coca-Cola FEMSA.
Em 2017 implementamos módulos de controle de qualidade SPC em 45 fábricas engarrafadoras. Eles produzem mais de 80% do volume de bebidas totais da companhia.
Também instalamos o nosso monitoramento em tempo real da plataforma MES dos processos de serviços. Cobrimos todos os requerimentos de energia, em 10 de nossas fábricas engarrafadoras.
Além disso, instalamos a plataforma completa MES em sete processos de produção; desde o tratamento de água até o envasamento e uso de serviços em três de nossas fábricas. Graças à implementação da nova plataforma digital MES + SPC, não apenas melhoramos de forma significativa a nossa qualidade de produção, mas também incrementamos substancialmente a eficiência energética.
Tipos de análise avançada de manufatura:
- Ciência de dados
- Processos de modelagem
- Previsão de falhas
Criação e instalação do Modelo de Administração de Manufatura:
- Modelo Operacional de fábrica
Em 2017 incrementamos o número de linhas de engarrafamento sob o nosso Modelo Operacional de Fábrica de 64 a 82, atingindo 43% do volume total. Com o Modelo Operacional de Fábrica equilibramos as habilidades técnicas dos nossos peritos com cada uma das diferentes áreas da fábrica como enchimento, envase, paletização e serviços auxiliares. Também desenvolvemos equipes de produção autossuficientes com habilidades para produzir, sanitizar, trocar linhas de envasamento e realizar a manutenção preventiva em qualquer momento.
Modelo Operacional de Fábrica Coca-Cola FEMSA Brasil.
- Planejamento Centralizado de Manutenção de fábrica
Construindo sobre o bem sucedido modelo piloto de Planejamento de Manutenção Centralizado de Fábrica no Brasil, expandimos a instalação a seis fábricas engarrafadoras neste país, e iniciamos a sua implementação em nossas duas fábricas maiores nas Filipinas. Através deste modelo centralizamos o nosso planejamento de manutenção das fábricas e o orçamento em nível país.
Planejamento de Manutenção Centralizado, Coca-Cola FEMSA Brasil.
- Sistema de Manutenção Padronizado
Adicionalmente, avançamos na criação e instalação do Sistema Padronizado de Manutenção. Durante 2017 criamos rotinas de manutenção padronizadas para a equipe utilizada para todos os nossos processos de produção chave, incluindo tratamento de água, clarificação de açúcar, xarope acabado, envasamento e uso de serviços. Também iniciamos a instalação destes padrões em todas as operações, o que nos permitirá terminar a implementação deste sistema para 2020.
Linha de fabricação digital da fábrica Coca-Cola FEMSA Brasil.
- Sistema de Execução de Manufatura
Finalmente, o nosso Modelo de Administração de Manufatura oferece uma perspectiva operacional integrada para otimizar custos, impulsionar a e ciência e elevar a produtividade. Como resultado de nossas iniciativas, incrementamos a eficiência total em fábrica em mais de seis pontos porcentuais nos últimos três anos, equivalentes a US$250 milhões de capital de produção ou investimentos de capital não realizados. Assim, temos gerado economias aproximadas de manufatura de US$145 milhões durante o mesmo período de três anos.