Cada vez mais a mulher aparece em destaque no cenário cultural. O movimento pela equidade de gêneros e representatividade feminina vem crescendo e as obras destacam a qualidade das peças culturais produzidas no meio. Separamos nessa matéria 5 dicas culturais para você conhecer um pouco sobre o assunto.
The Handmaid’s Tale (O Conto de Aia) – Série
Baseada na obra de Margaret Atwood, a série polêmica conta a história de uma sociedade totalitária (e machista) que era anteriormente parte dos Estados Unidos. Nessa sociedade as mulheres são vistas como propriedade do estado e as que ainda são férteis são utilizadas como escravas sexuais na tentativa de repovoar a sociedade. Offred (a protagonista) luta por sua sobrevivência e para encontrar a sua filha que lhe foi tirada.
Mulheres, Cultura e Política – Livro
Num compilado de discursos, artigos e dados, a ativista política Angela Davis apresenta um pouco de sua luta por uma mudança social progressista. A obra é dividida em três eixos temáticos “Sobre as mulheres e a busca por igualdade e paz”, “Sobre problemas internacionais” e “Sobre educação e cultura”, e, aborda as mudanças políticas e sociais pelas quais o mundo passou nas últimas décadas em relação à igualdade racial, sexual e econômica.
Capitã Marvel – Filme
Com estreia nos cinemas no início de março, o primeiro filme de super-heróis do Universo Compartilhado Marvel (famoso por seus filmes com base Os Vingadores) estrelado por uma heroína, o filme mostra a trajetória de uma integrante de alto escalão do exército americano se tornando uma das heroínas mais poderosas do universo. Essa é a aposta da Marvel para inclusão e valorização da mulher nesse e em outros gêneros de filmes.
“Respect” – Aretha Franklin – Música
A música da famosa cantora americana Aretha Franklin ficou em primeiro lugar entre na Billboard Hot 100, em 1967, época em que o machismo era ainda mais predominante na sociedade e o “lugar de mulher” era na cozinha. O sucesso retrata a história de uma mulher que espera o marido chegar em casa e exige respeito.
Antropofagia – Tarsila do Amaral – Pintura
Tarsila do Amaral foi uma das mais importantes artistas do Brasil, sendo integrante do “Grupo dos Cinco” e colabora para a criação da Semana de Arte Moderna e desenvolvimento do Movimento Modernista no país. Antropofagia é uma de suas obras mais conhecidas e significativas, sendo a junção de outras duas do mesmo calibre: “Abaporu” e “A Negra”.
Deborah Coljer – Dança
Deborah Colker é uma bailarina e coreógrafa brasileira, conhecida por seus balés aclamados pela crítica, nacional e internacional. Atuou como diretora de movimento das cerimônias Olímpicas no Brasil e teve a responsabilidade de comandar 6 mil voluntários em segmentos de coreografias. Foi considerada pela Revista Época uma dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009.É, também, a primeira mulher a dirigir um show da maior companhia circense do mundo o Cirque du Soleil, Ovo.
Estrelas Além do Tempo – Filme
No auge da corrida espacial entre Estados Unidos e Rússia durante a Guerra Fria, uma equipe de cientistas da NASA, formada exclusivamente por mulheres afro-americanas, provou ser o elemento crucial que faltava para a vitória dos Estados Unidos, liderando uma das maiores operações tecnológicas registradas na história americana e se tornando verdadeiras heroínas da nação.
Tem muito mais mulher na história da arte. Que tal dar uma pesquisada e descobrir as maravilhas criadas pelo movimento feminino? #FicaDica #MêsdaMulher #PodeSim
Capitã Marvel – Filme
Com tantos feminicidio recorrentes a sensação de insegurança vem tomando conta do universo feminino, é de grande importância que as mulheres saibam o seu grande valor e que não vivam com medo pois, ser mulher é uma dádiva.
O filme “Capitão Marvel” veio quebrando todos os paradigmas inclusive o que diz que a mulher é um “sexo frágil” pelo contrário o filme retrata o quanto ela pode ser corajosa, guerreira, linda e ainda ser mulher….