Confira o que dizem os especialistas sobre esse assunto.

É comum (embora não correto) pré-julgarmos a saúde de uma pessoa por sua aparência física e pela sua característica corporal, mas diversos estudos indicam que a saúde está mais ligada à uma alimentação saudável do que a padrões corporais. 

Segundo esses estudos, que avaliaram pessoas de diferentes idades, faixas etárias e IMCs (Índice de Massa Corporal), além de sua rotina de alimentação, quem tem um IMC mais baixo, se não for adepto de uma alimentação saudável, possui os mesmos riscos ou mais de adquirir algum problema de saúde do que as pessoas com IMC mais alto. O contrário também é válido. Foram observadas boas relações de qualidade de vida em pessoas com maior IMC, mas que mantém uma alimentação saudável. 

 

Como calcular o IMC

O IMC é calculado dividindo o peso pela altura elevada ao quadrado. Ou seja, de forma mais simples, você multiplica sua altura por ela mesma e depois divide seu peso pelo resultado da última conta.

Por exemplo, uma pessoa com 1,70 m e 70 kg fará o seguinte cálculo:

  •       Altura multiplicada por ela mesma: 1,70 x 1,70 = 2,89
  •       Peso dividido pelo quadrado da altura: 70 / 2,89 = 24,22

Logo, essa pessoa tem IMC de 24.

Confira a seguir o que significam os resultados.

 

Tabela de resultados – IMC

O IMC pode trazer os seguintes resultados:

Respeite seu corpo

Adotar hábitos saudáveis, com foco no bem-estar, pode levar a melhores resultados a longo prazo do que entrar de cabeça em uma dieta de emagrecimento, que pode ser frustrante. 

As “receitas milagrosas” para emagrecer costumam levar a um “efeito sanfona”, em que a pessoa até pode perder peso de forma rápida, mas não consegue manter uma rotina saudável de vida e acaba engordando novamente e se frustrando com a tentativa. 

Busque ajuda profissional

Realizar uma mudança de hábitos pode não ser muito fácil, mas, se você decidir encarar esse desafio, foque no seu bem-estar em primeiro lugar, não na sua perda de peso. 

Com ajuda profissional, se o seu desejo é emagrecer, você conseguirá unir os dois objetivos de forma sem colocar em risco a sua saúde. Além disso, busque profissionais que tratem da perda de peso sem estigmas. 

 

Curtiu essa matéria? Continue acompanhando a KOFBR News e veja mais informações sobre saúde!

0

Deixe um comentário sobre a sua matéria

);