Confira opções de substituição sem perder nutrientes nem o sabor.

Você já deve ter percebido que o preço do arroz subiu bastante nos últimos meses, afinal é um dos assuntos mais comentados do momento. Diante dessa realidade, como manter a alimentação saudável e nutritiva sem esse grande aliado do cardápio dos brasileiros?

 

Arroz integral

Segundo especialistas, o arroz do tipo 1 foi o que teve maior alta de preços, o que torna as versões integrais mais atrativas ao bolso e, também, em relação aos benefícios nutricionais que produzem.

Macarrão

Outra substituição possível é o macarrão, independente de sua apresentação (espaguete, penne, etc.). Mas, nesse caso, é preciso observar, se a massa é seca ou recheada. Quando é feita essa substituição, é necessária atenção às calorias do prato a fim demanter uma dieta nutritiva, pois as porções indicadas para consumo podem variar dependendo da escolha.

Tubérculos (Batata/Mandioca)

Também é possível optar pelas batatas ou mandioca nessa substituição. No caso das batatas comuns, branca doce ou doce rosa, a porção indicada para uma dieta calórica comum é de 300g por pessoa. 

Já no caso da mandioca, a versão mais barata, não processada, sem glúten e que ainda possui quantidades significativas de magnésio e potássio, é a farinha de mandioca. Vale lembrar que, nesse caso, o alimento é hipercalórico e seu consumo em excesso pode fazer você engordar. 

 

Procure orientação profissional!

Em todo caso, para evitar surpresas e manter uma dieta saudável, o ideal é sempre consultar um especialista (nutricionista) para avaliar suas necessidades de consumo de calorias e obter uma orientação correta sobre os ingredientes que precisa para manter a saúde do seu corpo em dia. 

 

Aproveite essas dicas na hora de suas compras! 

0

Deixe um comentário sobre a sua matéria

);