Entenda porque o choro é importante para a saúde mental.

Chorar faz parte de nossa vida desde o momento de nosso nascimento. Choramos diante de uma perda, quando estamos angustiados, com raiva, doentes, choramos também de alegria e quando transbordamos emoção.

Isso acontece pois chorar é uma de nossas características mais fundamentais, ainda que, em muitas culturas, o choro esteja associado a algum tipo de fraqueza. A questão é que o choro é sim importante para nosso equilíbrio físico e emocional.

 

Chorar pode sim ser o melhor remédio

O choro tem a função de regular nosso estresse e fazer com que o corpo entre em equilíbrio (homeostase). Segundo especialistas, assim como acontece após praticar um exercício físico, como a corrida, o choro faz com que o cérebro envie uma “mensagem” para o coração para que ele diminua sua frequência e retorne aos batimentos de repouso.

Nem pense em segurar o choro!

Alguns estudos indicam que segurar o choro pode ser prejudicial à saúde. De acordo com os dados coletados, evidências comprovam que pessoas que experimentam sentimentos negativos, como raiva e angústia, e não conseguem expressá-los pela fala ou choro ficam mais propensas a desenvolver doenças crônicas, como obesidade, hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares, problemas reumatológicos e, até mesmo, câncer. Além disso, também há grandes chances de desenvolver problemas mentais.

Se deu vontade, chore!

Permita-se! Extravase seus sentimentos!  O choro pode amenizar uma sensação ruim e lhe trazer o acolhimento para que possa estar aberto às boas notícias e aos bons momentos, de forma possa vivê-los  em seu máximo potencial.

 

Chorar faz bem e cuidar de você, também!

0

Deixe um comentário sobre a sua matéria

);