Confira como desenvolver essa característica e aplicá-la em suas experiências de vida.
A resiliência é a capacidade de enfrentar as adversidades e sair fortalecido e é, também, uma competência essencial na atualidade.
É importante conhecer os fatores que diferenciam os profissionais com essa característica.
Confira algumas atitudes fundamentais para garantir seu sucesso:
Comunique-se bem!
Ser comunicativo vai muito além de construir um bom ciclo de amizades ou relacionamentos com os colegas de trabalho. Lembre-se que uma boa comunicação é capaz auxiliá-lo na resolução dos principais problemas do dia a dia.
Seja, sempre, comunicativo e assertivo em seu local de trabalho, para que, assim, saiba conviver e lidar com as mais diferentes personalidades e perfis.
Mudanças são necessárias. Aceite-as.
Todos nós temos vidas cíclicas e, por esse motivo, as mudanças são consequências inevitáveis.
Durante sua vida, você estará suscetível a abandonar sua zona de conforto. O ideal é seguir em frente e não ficar inerte aos imprevistos.
Busque a superação, constantemente, mude seu jeito de enxergar o mundo e passe a focar mais nas soluções do que nos problemas.
Foque nos seus objetivos!
Sua principal habilidade deve ser tomar decisões assertivas. Portanto, elimine toda a insegurança e a baixa autoestima. Essas características são as maiores inimigas de um profissional resiliente.
Tenha sempre em mente o que você deseja conquistar e siga firme em direção aos seus objetivos.
Não desanime diante dos obstáculos. Confie em sua capacidade e acredite em tudo o que já estudou e vivenciou para alcançar suas metas.
O passado é passado!
Lamentar o que já passou é um hábito que não faz parte da rotina dos profissionais resilientes. Mantenha o seu foco no futuro, passe a enxergar o lado bom de todas as situações e trabalhe para que a sua decisão seja a melhor a ser tomada.
Aceite suas características
Sinta-se feliz com quem você é! Não foque na vida e conquistas dos seus colegas de trabalho e invista no seu sucesso a nas suas realizações.
Desenvolva sua inteligência emocional
O segredo é aprender a lidar tanto com as suas reações quanto com as das pessoas ao seu redor.
Mantenha a inteligência emocional e seja um profissional que sabe controlar e expor, com maestria, todas as suas emoções, sejam elas boas ou ruins.
Por isso, mantenha sempre a calma e o controle.
O bom humor conta muito!
Não existe nada melhor do que trabalhar com pessoas bem humoradas. Garanta doses extras de leveza em seu dia a dia, torne o ambiente de trabalho mais leve e, com isso, supere, mais facilmente, situações de estresse e insatisfação.
Só tenha cuidado e bom senso para não exagerar e acabar se tornando uma pessoa inconveniente.
Use essas dicas para desenvolver todo seu potencial e crescer profissionalmente.