Acompanhe uma matéria completa sobre a síndrome de Down e esclareça todas as suas dúvidas.

A síndrome de Down é uma alteração genética causada pela presença de um cromossomo 21 extra nas células do organismo. Esse cromossomo provoca alterações nas características do indivíduo.

Por mais que seja vista pela sociedade como uma doença − muito por questões de desinformação e preconceito −, a síndrome de Down não é uma doença. O termo “síndrome” apenas indica a presença de sinais e sintomas, não especifica algo como enfermidade.

CURIOSIDADE: O dia 21 de março foi instituído como Dia Internacional da Síndrome de Down, para fazer menção à presença de um terceiro cromossomo 21 (extra). 

Como acontece a síndrome de Down? 

Os casos mais comuns de síndrome de Down recebem o nome de “trissomia simples”. Outros casos mais raros são a “translocação”, em que o cromossomo 21 está ligado a outro cromossomo e o “mosaicismo”, que é quando somente parte das células apresentam a trissomia.

Diagnóstico

O diagnóstico da síndrome é feito pelo ultrassom morfológico fetal (que indica a possibilidade da síndrome), realizado entre 11 e 14 semanas. Depois do nascimento, o diagnóstico é comprovado pelo exame do cariótipo (estudo dos cromossomos). 

Cuidados com a saúde

Quem possui a síndrome de Down precisa de acompanhamento médico desde cedo para avaliar possíveis doenças cardiovasculares, gastrointestinais, endócrinas, auditivas e visuais. O tratamento precoce pode até impedir que os problemas afetem a saúde da pessoa com a síndrome.

Ocupando seu espaço

As pessoas com síndrome de Down são altamente capazes de ocupar posições e exercer atividades comuns, assim como quem não a possui. Para isso, é necessário muito estímulo e acompanhamento dos familiares. Existem casos de pessoas que têm a síndrome e são formadas em Direito, Medicina etc.

DÚVIDAS FREQUENTES

“A criança tem síndrome de Down porque a mãe não se cuidou durante a gravidez”

MITO. A síndrome não tem nenhuma relação com hábitos durante a gestação.

“A idade da mãe é fator que pode causar a síndrome de Down”

VERDADE. A partir dos 35 anos, o risco da presença da síndrome nos filhos é maior e aumenta conforme a idade avança.

“Quem tem síndrome de Down não pode ter filhos”

MITO. A síndrome pode provocar alterações na fertilidade e complicações na gravidez, mas quem tem a síndrome pode sim ter filhos.

Quer saber mais sobre o assunto?

O Ministério da Saúde elaborou uma cartilha com várias informações e cuidados especiais que devem ser tomados com as pessoas que apresentam a síndrome de Down. Você pode baixar essa cartilha e se informar clicando aqui

1+

Um comentário

  • Estela Demetrio disse:

    Linda matéria sobre a síndrome de down! Sou mãe de um lindo bebê com trissomia do 21 e posso dizer que enquanto houver amor não haverá diferenças. Obrigada Coca Cola Femsa por ser uma empresa inclusiva!!

    0

Deixe um comentário sobre a sua matéria

);