Veja, na matéria completa, como a iniciativa do Instituto Coca-Cola Brasil tem apresentado novas oportunidades aos jovens de baixa renda.

O Coletivo Jovem é uma iniciativa do Instituto Coca-Cola Brasil, que tem como objetivo inspirar e empoderar jovens de 16 a 25 anos, moradores de comunidades de baixa renda, por meio de sua capacitação profissional, valorização da autoestima e novas oportunidades de geração de renda. 

É um curso de dois meses, com duas aulas por semana. São 32 horas no total, ao final, os jovens são conectados com oportunidades de emprego. Os participantes que têm outros objetivos profissionais, como empreender e/ou continuar os estudos, são direcionados a parceiros que tenham expertise

Resultados evidentes

O histórico de formados no curso surpreende. De 2011 a 2019 foram 248 mil formados pelo Coletivo Jovem. Só em 2019, passaram 29.731 pessoas pelo curso, somando os alunos das 75 unidades do coletivo. 

Busca por aprimoramento

Dos quase trinta mil alunos formados em 2019, cerca de 2.500 fizeram o curso mais de uma vez. A maioria dos alunos, 82%,tem mais de 18 anos e busca sua inserção no mercado de trabalho. Das trilhas disponíveis – Marketing e Vendas, Comunicação e Tecnologia e Eventos –, o caminho preferido é o de Marketing e Vendas – 45,3% dos alunos optam por essa trilha. 

As mulheres são destaque entre os alunos, ocupando 61% das vagas. 

Autoestima renovada

A maioria dos jovens que passaram pelo curso do Coletivo Jovem demonstra grande aumento de confiança no futuro, tanto na vida profissional quanto pessoal. 

Os alunos, também em sua maioria, concordam que o curso teve muitos impactos positivos em sua vida pessoal, acadêmica e profissional, pois melhoraram o desempenho escolar e passaram a ter interesse em formação universitária, o que gera mais oportunidades profissionais.

Taxa de empregabilidade

Com o Coletivo Jovem, a taxa de empregabilidade dos alunos ultrapassou nossas metas e expectativas. Em 2019, somente no primeiro ciclo,  38% dos alunos que concluíram o curso foram empregados nas fabricantes parceiras.

 

Com iniciativas como o Coletivo Jovem, mostramos que é possível gerar valor econômico e social, ao oferecermos oportunidades de crescimento pessoal e profissional para os jovens. Assim renovamos o mercado de trabalho e estimulamos o desenvolvimento das comunidades em que estamos inseridos.

 

1+

Deixe um comentário sobre a sua matéria

);