Cuidando da saúde do homem

O câncer de próstata acontece quando as células da glândula presente no aparelho reprodutor masculino e responsável pela produção de esperma começam a se multiplicar desordenadamente. 

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), são mais de 13 mil mortes por ano causadas pela doença, que é a segunda que mais mata homens no mundo, perdendo apenas para o câncer de pulmão. 

Quais são os sintomas?

A doença costuma ser bem silenciosa nos estágios iniciais e pode se desenvolver sem que o paciente perceba os sintomas – que geralmente são parecidos com os do crescimento benigno da próstata.

  • Dificuldade de urinar
  • Aumento da frequência urinária

Já na fase avançada da doença, os sintomas são mais graves e podem provocar:

  • Dor óssea
  • Infecção generalizada
  • Insuficiência renal
  • Sangue na urina ou no esperma
  • Dor durante a passagem da urina

Como prevenir / diagnosticar a doença?

Como a doença não apresenta sintomas claros em seu início e ainda não há formas de ser imune a ela, é necessário tomar alguns cuidados, como: 

Manter hábitos saudáveis: diminuir / evitar o consumo de álcool, ter uma dieta rica em alimentos saudáveis, como frutas, verduras, cereais e com menos gorduras, não fumar e praticar atividade física frequentemente.

Realizar os exames preventivos: para o diagnóstico precoce da doença, são realizados dois exames em conjunto que podem auxiliar. Eles são:

  • Exame de toque retal: como a localização da glândula é próxima ao reto, o exame permite ao médico tocar a próstata e verificar se há nódulos ou tecidos endurecidos (o que pode ser indício de um possível estado inicial da doença).
  • Dosagem de PSA: o antígeno prostático específico (PSA) é uma proteína produzida pelo tecido prostático. Sua presença em níveis superiores aos comuns pode indicar a doença. 

A realização dos dois exames é indicada para homens a partir de 50 anos ou, caso haja antecedentes familiares, a partir de 45 anos. O diagnóstico precoce aumenta as chances de controle e cura da doença em até 90%.

Também é recomendado o acompanhamento sob o cuidado de um médico de confiança da família, pois ele tem acesso a todos os dados históricos familiar e exames já realizados.

Cuide de sua saúde e viva os melhores momentos de sua vida. 

1+

Deixe um comentário sobre a sua matéria

);