O câncer de mama é um tumor maligno que pode afetar mulheres e, raramente, homens. A doença desenvolve-se quando, por alguma alteração genética, as células da mama se multiplicam descontroladamente. 

Esse tipo de câncer é a maior causa de morte por doença nas mulheres em todo mundo, sendo a segunda maior causa de morte nos países desenvolvidos (perde apenas para o câncer de pulmão) e a maior causa nos países em desenvolvimento. 

No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que sejam diagnosticados aproximadamente 59.700 novos casos de câncer de mama em 2019, e apenas 1% desses casos atinge homens. 

Quais são os sintomas?

Os sintomas da doença podem variar bastante, e algumas mulheres podem nem apresentar os sintomas a seguir, por isso é necessário sempre estar em dia com exames preventivos. Entre os sintomas mais comuns estão:

Nas mamas: desconforto, mamilo dolorido, mamilo invertido, nódulos ou secreção mamilar sanguinolenta.

Outros sintomas comuns: fadiga relacionada ao câncer, inchaço dos gânglios ou perda de peso.

Como prevenir / diagnosticar a doença? 

Ainda não há formas de imunização contra a doença, mas há como preveni-la. Veja como:

Mantenha hábitos saudáveis: diminuir/ evitar o consumo de álcool, ter dieta rica em alimentos saudáveis, como frutas, verduras, cereais e com menos gorduras, não fumar e praticar atividade física frequentemente.

Exames clínicos: é essencial que seja feita a primeira mamografia entre os 35 e 40 anos, a depender do histórico familiar e orientação do seu médico. O ultrassom da mama também é um exame muito indicado para identificar possíveis cistos, nódulos e tumores nas mamas.  Esse exame deve ser realizado pelo menos uma vez por ano e a partir dos 25 anos. 

Autoexame: essa prática não substitui a necessidade de realização dos exames clínicos, mas ajuda no autoconhecimento do corpo e no possível diagnóstico precoce. Assim, com a realização do procedimento, as mulheres podem avaliar e identificar alterações suspeitas na mama. 

Ter acompanhamento médico também é uma excelente forma de se cuidar. Com conhecimento sobre o histórico do paciente e histórico familiar, seu médico poderá recomendar os melhores procedimentos e exames de acordo com a sua faixa etária. 

Cuide-se! A sua saúde vem sempre em primeiro lugar.

0

Deixe um comentário sobre a sua matéria

);