Saiba mais sobre a doença e proteja-se!

Nos últimos dias muito tem se falado sobre os crescentes casos de sarampo no Brasil. Mas você conhece a doença e sabe como se proteger? A gente quer ajudar você!

O que é o sarampo?

É uma doença muito contagiosa causada por vírus. Seus principais sintomas são febre alta, vermelhidão na pele, tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite, e as complicações podem ser bem graves.

Como a doença é transmitida?

Por contato direto, isto é, gotículas de saliva ao falar, tossir ou espirrar. 

Como é o tratamento?

Quando já diagnosticada a doença, o tratamento é realizado com base nos sintomas. Mas o melhor tratamento é a prevenção, que é feita por meio da vacinação.

Qual é a vacina contra sarampo?

São duas vacinas que protegem contra a doença: a tríplice viral (combate o sarampo, caxumba e rubéola) e a tetra viral (combate o sarampo, caxumba, rubéola e varicela). 

Onde encontro essas vacinas?

As vacinas que combatem o sarampo e outras doenças virais fazem parte do calendário de vacinação do Ministério da Saúde, e você pode encontrá-las o ano todo nos postos de saúde em todo o país.

Existem efeitos colaterais?

Como qualquer medicação, as vacinas podem causar reações adversas, mas essas são insignificantes perto da agressividade da doença e seus efeitos.

Quem já se vacinou precisa tomar a vacina novamente?

Não. Quem comprovar a vacinação correta para sua faixa etária não precisa tomar novamente a vacina.

Existem contraindicações? Como eu sei se posso tomar a vacina?

A vacina só NÃO deve ser tomada por estas pessoas:

  • Gestantes
  • Com suspeita de sarampo, independentemente da situação vacinal
  • Crianças menores de 6 meses
  • Imunocomprometidas

Agora que você já sabe tudo sobre como funciona a vacinação, não se deixe enganar por falsas notícias sobre as vacinas. A vacinação é a ÚNICA forma de se prevenir de verdade contra o sarampo e garantir a sua saúde e a de sua família.

Se você ou alguém que você conheça não está em dia com o calendário de vacinação, busque pelas vacinas nos postos de saúde, atualize a carteirinha e garanta sua tranquilidade.

1+

Deixe um comentário sobre a sua matéria

);