Conheça as iniciativas que buscam garantir a preservação e o uso responsável da água em nossas operações

Você sabia que o Dia Mundial da Água é celebrado em 22/3? E o melhor é que temos diversos motivos para comemorar essa data, a começar por projetos que vão desde a reposição de água utilizada em nossa operação até iniciativas voltadas à segurança hídrica. Contamos sobre elas abaixo. Confira! 

Reposição de água: devolvendo à natureza o que utilizamos

Os projetos de reposição hídrica visam garantir que toda a água captada para uso em nossos processos seja devolvida ao meio ambiente por meio de ações de conservação e reflorestamento.

Uma das iniciativas consiste na preservação de 10.235 hectares na Serra do Japi, em Jundiaí (SP), garantindo a devolução de 5,526 milhões de litros de água à natureza. A iniciativa faz parte do projeto Olhos da Serra, que busca proteger a biodiversidade local e manter o equilíbrio hídrico da região.

Além da Serra do Japi, temos também um projeto de reposição começando na planta de Itabirito (MG). Com ele, a expectativa é devolver mais de 2000 megalitros de litros de água ao meio ambiente por ano.

Segurança hídrica: rumo à autossuficiência

Outro grande projeto envolve a busca por autossuficiência hídrica nas operações com a construção de poços em localidades como Itabirito, Santa Maria (RS) e Curitiba (PR). 

Além disso, buscamos também a certificação AWS (Alliance for Water Stewardship – Aliança para a Gestão da Água, em tradução livre) para as plantas de Mogi das Cruzes (SP), Jundiaí, Campo Grande (MS) e Itabirito. 

E quando o assunto envolve boas práticas, temos projetos de reuso de água em torres de resfriamento, caldeiras e vasos sanitários. 

Quanta coisa, não? 

A água é um recurso essencial em todos os âmbitos, seja como matéria-prima para o nosso negócio, seja para o meio ambiente, seja para o bom funcionamento do nosso organismo. Com esses projetos e metas, reforçamos o princípio de Fazer a Coisa Certa e cuidar dos impactos em nosso planeta, nas comunidades e nas pessoas. 

Deixe um comentário sobre a sua matéria

);