Inspirada no design original de 1783, a embalagem reforça o posicionamento premium da marca e valoriza a experiência do consumidor
A Schweppes, referência no mercado de bebidas gaseificadas, aposta em um lançamento que une tradição e sofisticação: sua nova garrafa proprietária.
Inspirada no design original de 1783, a embalagem de vidro foi desenvolvida para preservar a efervescência da bebida e reforçar a identidade icônica da marca. Quem conta mais para a gente é Natasha Mira, Coordenadora de Categorias. Confira a entrevista e boa leitura!
O que motivou o desenvolvimento de uma garrafa proprietária para Schweppes?
A garrafa de vidro já é algo icônico para a empresa como um todo. É o nosso símbolo para a Coca-Cola e representa a melhor “forma” do nosso produto. E para Schweppes não é diferente – um formato icônico com seus elementos de marca destacados reforça o viés premium da marca e sua origem de tradição.
Como esse lançamento se alinha à estratégia global da marca?
Como mencionado, Schweppes é sobre tradição e originalidade e é considerada a melhor tônica do mercado por vários especialistas. Ela possui o Royal Warrant (selo real), ou seja, a tônica oficial da família real inglesa. E com essa bagagem ela precisa de uma embalagem que traduza sua imagem à sua história.
Quais são os principais diferenciais dessa garrafa em comparação às versões anteriores?
Seu formato se assemelha à primeira garrafa criada em 1783, com a forma perfeita para preservar a efervescência da bebida. E hoje, para atender às necessidades dos clientes, ela foi modernizada, ficando o mais fiel possível ao original.
Como a garrafa proprietária reforça a identidade e o posicionamento premium de Schweppes?
O vidro por si só é um material que permite a visão do produto, tem menos interferência com a fórmula, preserva mais a carbonatação e é considerado um material nobre, utilizado pelas principais marcas de luxo de bebidas. Uma marca como Schweppes, que está no segmento premium e tem alto valor, precisa de um recipiente que traduza isso para o exterior. Além do ponto de vidro em si, ela apresenta um rótulo especial que abraça a garrafa (uma tecnologia diferenciada no mercado) e altos relevos e símbolos icônicos, como a fonte e a data de origem da marca.
De que forma essa mudança impacta a percepção do consumidor em relação à marca?
Creio que, justamente pelo alinhamento da imagem com a essência da marca, o consumidor consegue ter uma percepção de valor maior e consistente com os demais impactos que fazemos via eventos e mídias.
Qual é a expectativa de impacto nas vendas e participação de mercado?
Esse produto tem, sim, uma expectativa de maior venda no mercado de vidros para Schweppes, porém a representatividade da garrafa vem mais do impacto visual e consolidação como uma marca premium no mercado em comparação com a concorrência, e com maior visibilidade conseguimos atrair mais consumidores para a categoria e sabor tônica/Citrus. A garrafa vem para fazer um papel crucial em restaurantes do On Premise Prestígio com o Perfect Serve e para aquelas pessoas que prezam o sabor e a autenticidade do vidro em suas casas a partir das compras no Key Account.
Em quais regiões e pontos de venda a garrafa proprietária estará disponível inicialmente?
A previsão é lançarmos em 13/2 em todos os territórios (em UOs selecionadas) e abrirmos para todos os canais, sem exceções. No entanto, como mencionado, o foco desse produto é no On Premise Prestígio (consumo local prestígio) e Key Accounts Home Market (Hiper e Supermercados), em que hoje o mercado de vidros já está concentrado e tem o maior desempenho.
Curtiu essa novidade? Confira também o vídeo de lançamento