O começo do ano é dedicado à compra dos materiais escolares dos filhos e esse é só mais um dos fatores que pesa bastante no orçamento familiar. Mas como economizar se o material é necessário ao aprendizado? Separamos aqui algumas dicas que podem te ajudar:
Avalie bem a lista de materiais.
Existem alguns itens que são de solicitação proibida. Esses itens são de uso coletivo e as escolas não podem exigi-los dos alunos. Exemplos: materiais de limpeza e de escritório.
Confira os itens que você já tem.
Para economizar, vale muito a pena conferir nos materiais já utilizados se há possibilidade de reuso. Materiais como canetas, lápis, réguas, mochilas, por exemplo, podem durar mais de um ano e podem ajudar a aliviar um pouco o peso no bolso na hora das compras.
Trocas são bem-vindas!
No geral, as escolas costumam manter a mesma lista de livros a serem solicitados, então uma boa solução é procurar os pais dos estudantes de outras séries e oferecer a troca de livros. Com isso, ambos podem economizar.
A conversa é sempre uma boa opção!
Se você tiver mesmo que comprar os materiais, é interessante realizar a pesquisa de preços e antes de ir às compras, conversar com os filhos explicando o objetivo de comprar somente o necessário.
A união faz a economia!
O contato com os outros pais, além de proporcionar um convívio melhor entre os filhos, pode ajudar muito na economia. Combinar a compra em conjunto é uma boa opção para diminuir os preços. Os itens em atacado costumam ter valor menor que compras individuais.
Dinheiro na mão é a melhor opção!
Pagar à vista costuma garantir bons descontos. Os estabelecimentos costumam oferecer valores abaixo para pagamentos em dinheiro ou em débito.
De olho no orçamento.
Se não restar alternativa e você tiver mesmo que parcelar, avalie o prazo e os valores das parcelas, optando por formas que não comprometam o orçamento no decorrer do ano.
Agora que você já sabe como economizar, tente colocar em prática as dicas e evite o sufoco com as contas no começo do ano.