Por trás da magia natalina, uma equipe comprometida e cheia de entusiasmo trabalha para que o espírito do Natal seja multiplicado para diversas regiões
Existe uma magia natalina que só a Coca-Cola é capaz de espalhar, um encanto que aquece corações e transforma essa época em um momento ainda mais especial.
Mas, por trás dessa tradição, há uma grande equipe, formada por colaboradores e parceiros que, com dedicação, compromisso e entusiasmo, garantem que a magia aconteça.
Hoje, tivemos o privilégio de conversar com Sinara Oliveira, Coordenadora de Eventos; Adriana Nobeschi, Gerente de Comunicação Externa; e Samara Ribas, Diretora de Planejamento da PromoPlus Live Marketing, agência de eventos parceira do nosso negócio!
Confira o depoimento de cada uma delas:
Sinara Oliveira
- Como é ser head de um projeto tão encantador e que impacta tantas pessoas?
O Natal é uma data icônica para a Coca-Cola, que está marcada nas memórias afetivas de muita gente. Então, além de ser um projeto complexo, que deve ser construído por muitas mãos dentro da companhia, tem um fator emocional forte, que mexe com as pessoas e suas famílias. Sem dúvida, é um privilégio fazer parte disso tudo.
- Você tem alguma curiosidade para compartilhar sobre o projeto?
O fato mais curioso é a carga lúdica que temos nesse projeto. Em determinado ponto do planejamento, nos envolvemos com a escolha dos atores que vão representar o casal Noel. E aí acontece a reunião mais esperada do ano: uma call com o Papai Noel (hehehe). Além disso, pensamos em cada detalhe do figurino deles, escolhemos os adereços… É tempo de trazer as lembranças de infância para o trabalho e deixar a imaginação voar.
- Natal é um período de renovação e, desta vez, você está grávida, esperando um bebê lindo. Então, imaginamos que a experiência esteja um pouco diferente. Conte para a gente essa sensação.
O Natal é minha data favorita do ano. Meu filho mais velho nasceu em dezembro e, agora, o Pedro também vai chegar pertinho do Natal. Me sinto conectada de diversas formas com a caravana. E neste ano isso está ainda mais intenso, com o Pedro me ajudando e vibrando comigo aqui dentro da barriga. Sempre que ele dá um chutinho, entendo que estou indo no caminho certo: uma aprovação direta de que o Natal passa de mãe para filho.
Adriana Nobeschi
- Como responsável de comunicação externa, qual foi a história mais marcante para você durante todos estes anos de trabalho com a Caravana de Natal?
A Caravana de Natal é um dos projetos mais especiais que comunicamos todos os anos. Traduzir a sua magia e a magia da marca Coca-Cola para nossas comunidades, clientes e consumidores é sempre um grande desafio. Participo desse projeto há cinco anos e, para mim, o momento mais marcante foi no início, quando passei a entender o esforço e o trabalho que estão por trás de cada detalhe, desde o planejamento até a realização nas ruas.
- Na Coca-Cola FEMSA, prezamos pela segurança em primeiro lugar. Dentro de todo o cenário, sabemos o quanto o processo de gestão de crises é importante, principalmente nesse projeto. Conte para a gente um pouco do trabalho do time de Comunicação Externa e como estão os desafios neste ano.
Como em todas as iniciativas da Coca-Cola FEMSA Brasil, a segurança e o cuidado com a reputação da companhia são prioridades. Na Caravana de Natal não é diferente. Trabalhamos junto à equipe de Eventos para identificar possíveis riscos e criar planos de contingência, garantindo que estejamos preparados para qualquer situação. Esse cuidado se torna ainda mais essencial nesse projeto, que envolve tanta interação com o público em diferentes localidades. Assim, conseguimos antecipar cenários e criar um ambiente seguro para todos os envolvidos – nossa equipe, nossos parceiros e o público que prestigiará a passagem dos caminhões.
O trabalho do nosso time de Comunicação Externa e Gestão de Crises (IMCR/MIRC) é dar visibilidade a cada momento especial da Caravana de Natal, ao mesmo tempo que zelamos pela nossa marca e pela mensagem que queremos transmitir. Este ano, temos o desafio de inovar e engajar ainda mais o público nas redes sociais, além de expandir a divulgação da caravana para a imprensa de todo o território da Coca-Cola FEMSA Brasil.
Samara Ribas
- Há quanto tempo realiza o projeto e qual é o significado dessa ação para você?
Organizar há mais de dez anos a Caravana de Natal da Coca-Cola FEMSA Brasil não é apenas um orgulho para a PromoPlus, é uma jornada que se entrelaça com a própria história da agência. São mais de dez anos de esforço constante, de superação de desafios, de alegrias e até de momentos de reflexão. Os desafios são inúmeros, mas é a persistência que torna cada conquista ainda mais significativa. Cada caravana entregue é o resultado de meses de esforço e dedicação incansável. O orgulho não está apenas nos resultados conquistados, mas no processo, na forma como entregamos a cada ano. Ao olhar para trás, vemos não apenas o tempo que passou, mas o impacto que tivemos em cada pessoa que presenciou a passagem da Caravana de Natal. É impossível não se emocionar ao ver a caravana passar. A sensação é de surpresa e encantamento ao ver o Papai Noel, mesmo quando se é adulto. Isso resgata a magia e as memórias da infância.
- Quanto tempo de produção desde o brief até a materialização? Quantos quilômetros serão rodados? E quantas pessoas estão envolvidas no projeto, considerando a PromoPlus até fornecedores?
Um projeto desse tamanho não é feito da noite para o dia. São pelo menos seis meses de planejamento, criação, desenvolvimento, construção e logística, reunindo mais de 150 profissionais de vários estados. Serão rodados 19 mil quilômetros, levando a magia em forma de luzes com 3.200 metros de mangueiras luminosas e 1.000 pontos de fibra ótica, além de 40 metros de painéis de LED em formato de lata de Coca-Cola, que contarão a história por meio de vídeos com ícones da marca, líquido da bebida e inteligência artificial.
- Qual é o diferencial deste ano?
Todo ano há uma novidade. Desta vez, a caravana traz uma simbologia duplamente especial. A primeira delas será um presente para todos os gaúchos: a caravana terá ações e atrações especiais quando passar pelo Rio Grande do Sul, lembrando que tempos difíceis podem ser superados com união, magia e felicidade. Além disso, um jingle gaúcho foi criado para celebrar a região.