Separamos dicas simples para aplicar no dia a dia e não se contaminar com o estresse do

O trânsito no dia a dia das grandes cidades pode ser muito estressante. Infelizmente, o tempo nos congestionamentos foge ao nosso controle e causa atrasos que interferem na nossa rotina e, consequentemente, na nossa saúde mental.

São inúmeros os fatores emocionais que podem interferir na vivência no trânsito, como os sons de buzinas, batidas, aceleração de motores, a vivência de situações positivas ou negativas, o tempo dedicado aos trajetos e o cansaço físico e mental associado às situações de estresse. 

Ahhhh, só de imaginar a gente fica estressado! Mas você já parou para pensar se vale a pena se desgastar emocionalmente por causa disso? Claro que não! Por isso, no Maio Amarelo, a KOF BR traz dicas para você contornar essa montanha-russa de emoções. 

Confira abaixo nossas dicas para manter a saúde mental em dia, mesmo quando encaramos os congestionamentos.

  1. Planeje horários de saída e retorno para o trabalho ou para casa. Essa é uma boa forma de evitar atitudes imprudentes causadas pelos atrasos. Ser zen também depende do seu planejamento da sua rotina.
  2. Aproveite o tempo em que está parado(a) para pensar em soluções para questões da sua vida, planejar viagens. Enfim, use esse tempo para coisas positivas!
  3. Checar o celular constantemente enquanto estiver dirigindo é imprudente e pode gerar multas. Além disso, isso só aumenta sua ansiedade. Esqueça a presença do aparelho enquanto estiver guiando um automóvel, para o seu bem e para o bem das outras pessoas no trânsito.
  4. Que tal usar o tempo no congestionamento para fazer exercícios de respiração? Isso ajuda a manter sua pressão arterial estável, mandando o estresse passear, além de ser uma boa técnica para acalmar sua mente e tornar o clima mais leve.
  5. Sobe o som, DJ! Uma forma de driblar o estresse no trânsito é associar esse momento a vivências tranquilizadoras. Por isso, aproveite para ouvir músicas ou sons relaxantes. Se preferir, aposte em podcasts para que o tempo passe muito mais rápido ouvindo boas histórias.
  6. A aromaterapia proporciona bem-estar físico, mental e emocional. Coloque no veículo um aromatizador com óleos essenciais 100% de lavanda, hortelã ou cedro. Esses aromas ajudam a aliviar a tensão, combatendo a irritação, a ansiedade e a agitação causada por problemas no trânsito.

Como vimos acima, as emoções são uma forma de agir e reagir no mundo. No entanto, podemos escolher como e onde usá-las. E, quando falamos de trânsito, o equilíbrio é a melhor escolha. Siga nossas dicas e faça boas viagens!

0

Deixe um comentário sobre a sua matéria

);