Medida atende à Lei nº 14.611, que impõe a adoção de iniciativas para garantir a igualdade salarial entre homens e mulheres

Em uma iniciativa inédita, todas as empresas do país com 100 ou mais empregados passam a divulgar o Relatório de Transparência Salarial e Critérios Remuneratórios, em respeito à Lei nº 14.611, ação conjunta dos ministérios do Trabalho e Emprego e das Mulheres.

A lei, sancionada em 3 de julho de 2023, impõe às empresas a adoção de medidas para garantir a igualdade salarial entre homens e mulheres.

O relatório é um conjunto de informações de remuneração preparado e disponibilizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) com base nos dados do sistema e-Social, que avalia dados nacionais de remuneração média e salário contratual mediano de mulheres e homens, além das realidades em cada unidade da federação, a realidade dos salários por raça/cor e por grandes grupos ocupacionais.

Para sua confecção foram utilizados dados que consideram uma média da soma da remuneração por gênero, considerando salários, pagamentos discricionários e outros benefícios e apoios financeiros relacionados a contratos individuais de trabalho, não levando em consideração diferentes níveis e cargos dos mesmos grupos de ocupação, senioridade, tempo de empresa ou situações distintas como horários noturnos, horas extras, etc.

Diversidade, Equidade e Inclusão

Temos normas contra a discriminação, por exemplo, para que tenhamos ambientes de trabalho livres de qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência que não seja objetiva, racional ou proporcional, como raça, idade, sexo, entre outros aspectos. 

Aliado a isso, promovemos ambientes inclusivos e livres de assédio, violência e perseguição. Afinal, reconhecemos a diversidade como uma fortaleza dentro das nossas equipes de trabalho e fomentamos o tratamento digno e respeitoso para todos os colaboradores, rechaçando, condenando, proibindo e sancionando qualquer tipo de coerção.

Uma das estratégias de Diversidade, Equidade e Inclusão da Coca-Cola FEMSA Brasil é o desenvolvimento de carreira de mulheres, com o objetivo de formar quadros de liderança mais diversos e representativos. Atualmente, a companhia conta com 27,5% de mulheres em posições de liderança e tem meta de, até 2030, alcançar os 40%.

Entre as iniciativas para alavancar a carreira feminina e impulsionar a equidade de gênero na companhia estão os programas Elas na Liderança, Elas Business, as Escolas de Formação, o Grupo de Afinidade de Equidade de Gênero, práticas inclusivas de Recrutamento e Seleção, o Comitê Global de DE&I em que o Brasil é representado por uma mulher, a publicação de Informe Integrado e Jornada ESG com dados públicos sobre nossos times, Encontro de Gestantes para colaboradoras e esposas de colaboradores, licença maternidade e paternidade estendidas impactando positivamente a parentalidade e kit enxoval.

Reconhecemos e respeitamos o fato de que cada indivíduo é único. Sendo assim, nos mobilizamos para criar um ambiente inclusivo, que possibilite o crescimento profissional de todos.

Clique aqui e confira os Relatórios de Transparência Salarial e Critérios Remuneratórios de 2023, identificados de acordo com o CNPJ da unidade (com mais de 100 colaboradores próprios).

0

Deixe um comentário sobre a sua matéria

);