Ideia é enaltecer as mulheres que tornam a companhia um ambiente cada vez mais diverso
Você sabia que as mulheres ocupam 39,1% dos cargos de liderança no Brasil? Segundo o levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI), esse número representa um aumento de menos de quatro pontos percentuais em dez anos.
Na média, as mulheres empregadas estudam mais tempo (12 anos) do que os homens (10 anos), mas veem sua ascensão aos cargos de liderança caminhar em ritmo lento. E a KOF está ciente dessa disparidade na sociedade.
É por essa razão que um dos nossos pilares de Diversidade, Equidade e Inclusão buscam transformar esse cenário internamente. Tanto é que, quando falamos sobre cargos de liderança na KOF BR, as mulheres ocupam 25,7% deles. A nossa meta é chegar a 40% até 2030.
Mesmos pesos e medidas
Se fora da companhia a equidade salarial entre homens e mulheres ainda é um desafio, na KOF nos orgulhamos em garantir remuneração equiparada. Além disso, realizamos programas como Elas na Liderança e Elas Business, desenvolvidos para alcançarmos quadros de liderança mais diversos e representativos.
Como hoje (e esperamos que sempre) mansplaining e manterrupt não terão vez, bora dar ouvidos a algumas delas?
Camila Silva Batemarque – GERENTE PROCESSOS CRITICOS JR
O programa Elas na Liderança foi fundamental para o meu crescimento profissional e pessoal. Por meio do apoio da equipe, dos consultores e das oportunidades de desenvolvimento, pude ampliar meus horizontes, adquirir novas habilidades e ganhar confiança em minhas capacidades, acreditar que sou capaz! A empresa não apenas me ajudou a crescer como profissional, mas também como mulher, permitindo-me assumir desafios, liderar projetos, destacar-me em um ambiente competitivo e, principalmente, liderar esse grupo de que tenho tanto orgulho de fazer parte, que é o Processos Críticos. Sou grata por todo o suporte e estímulo que recebi, o que contribuiu significativamente para a minha jornada de crescimento e amadurecimento. Obrigada, Coca-Cola FEMSA! Obrigada, Elas na Liderança!
Larissa Soumaili – GERENTE MODELO VENDAS ESPECIALIZADAS JR.
Comecei pelo Programa de Estágio e ali entendi que os programas de carreira da companhia seriam uma ótima oportunidade para me apoiar a me tornar a profissional que sempre quis ser. De lá para cá, tive a oportunidade de seguir participando dessas agendas de desenvolvimento, passando pelo Programa de Trainee e recentemente pelo Elas na Liderança. Em todos esses programas, tivemos planos de capacitação e orientação muito bem estruturados, que contemplaram iniciativas que me suportaram no aprimoramento tanto das minhas habilidades técnicas, por meio de cursos e dinâmicas, quanto das habilidades sociais, durante as mentorias e rodas de conversa, principalmente com outras mulheres em posição de liderança. Todas essas oportunidades foram essenciais para o meu desenvolvimento e aprimoramento profissional – tenho muito orgulho e recomendo a todos que se inscrevam, pois faz total diferença.
Gabriela da Silva Gomes de Jesus – GERENTE BP RH DISTRIBUIÇÃO
Em 2024, completo 12 anos na companhia e tenho muito orgulho da minha trajetória. Iniciei como Analista Pl e assumi recentemente a posição de Gerente RH do Território Leste. Participar do programa Elas na Liderança com certeza me proporcionou uma visão diferenciada ao longo do ano. O conteúdo do programa trouxe insights importantes para o meu desenvolvimento.
Thereza Luciano Trombini – GERENTE CONTAS JR.
O programa Elas foi um catalisador crucial para o meu desenvolvimento de carreira e minha evolução como mulher no ambiente corporativo. Tive a chance de testemunhar a presença marcante de mulheres talentosas em todas as áreas de FEMSA, e percebi que podemos alcançar patamares ainda mais elevados quando verdadeiramente nos apoiamos. Foi gratificante constatar que as mulheres têm um espaço consolidado na empresa, e que contamos com um ambiente em que a segurança psicológica é uma prioridade absoluta, favorecendo a contribuição de todas.
#KOFparatodos: Box lilás, em degradê, com o seguinte texto:
Live “Mulheres na direção”
Para celebrar a data, teremos, no dia 8/3, das 12h às 13h30 (horário de Brasília), o encontro online “Mulheres na direção: KOF e o nosso caminho rumo à equidade de gênero”, que será mediado por Malala Balassanian, Diretora de Diversidade, Equidade e Inclusão no TalentLab, e terá convidadas de outras unidades da KOF mundo afora, incluindo duas colaboradoras do Brasil – Maria das Graças Padinha, Gerente de Vendas Tradicional, e Maria Luana de Jesus Mota, Coordenadora de Distribuição –, que vão compartilhar suas trajetórias. Para participar, clique aqui.