Segundo o princípio de competência, o lançamento deve ser feito no mesmo mês da prestação do serviço

As normas contábil e fiscal determinam que o registro de uma despesa deve seguir o príncipio da competência. Isso significa que a contabilização deve ocorrer no mesmo mês em que o serviço foi prestado, mesmo que o prazo de pagamento seja posterior. 

Para evitar atrasos na contabilização das despesas, alerte o fornecedor sobre o envio da nota fiscal a tempo do registro do documento no SAP.

Se necessário, chame o comprador para te apoiar na comunicação com o fornecedor sobre essa regra. Além disso, caso receba uma cobrança em atraso, avise o seu gestor e busque orientação sobre como tratar o problema.

Por que isso importa tanto?

É fundamental que todos compreendam os efeitos da ausência de registro de uma despesa no seu mês de competência.

Quando esse lançamento não é feito no prazo pode gerar penalidades como multas sobre impostos a recolher, ponto de auditoria por não seguirmos o que a norma determina, além de prejudicar todo o planejamento orçamentário da companhia.

Evite esses riscos, se tiver qualquer impedimento sistêmico ou no fluxo de contabilização procure a controladoria. Fale com marcia.cury@kof.com.mx ou tatiane.mendes@kof.com.mx.

0

Deixe um comentário sobre a sua matéria

);