Fique por dentro

Lá vem o sol… bora se hidratar

By 10 de dezembro de 2018janeiro 21st, 2020Nenhum comentário

Com o sol, o verão e as altas temperaturas, também vem o risco da desidratação. Para se prevenir desse mal, a melhor forma é aumentar a sua ingestão de líquidos. Tem dúvidas sobre qual é a quantidade e o melhor tipo de bebida para manter o corpo hidratado? Confira algumas dicas sobre o assunto:

Devo beber mais líquidos quando está calor?

Sim, pois tanto a exposição ao calor quanto a atividade física aumentam a perda de água, principalmente pelo suor.

Qual é a quantidade ideal de água a ser consumida diariamente?

Varia de pessoa para pessoa, de acordo com o metabolismo de cada um, e também com as condições do ambiente e o nível de atividade. Para mulheres, a média recomendada é de 2 a 2,7 litros por dia. Para homens, de 2,5 a 3,7 litros por dia, segundo a Autoridade Europeia para Segurança dos Alimentos (EFSA).

Água com gás hidrata tanto quanto a natural? E chás e mates?

Não há evidências científicas que comprovem que água pura hidrate mais que outras bebidas. Líquidos são consumidos em alimentos e bebidas e, independentemente da forma, são absorvidos pelo trato gastrointestinal e têm a mesma ação fisiológica.


Tem solução para quem não gosta de tomar água?

Usar ervas frescas, casca ou fatias de frutas frescas bem higienizadas na água é uma dica. Além de beber água, é bom ressaltar que chás, sucos, bebidas esportivas, com teor reduzido, baixo ou sem calorias também hidratam.

Além de bebidas, há alimentos que ajudam a manter o organismo hidratado? Quais?

Sopas, por exemplo, têm de 90% a 95% de água. Frutas e hortaliças — como morango, melão, pêssego, pera, laranja, maçã, uva, pepino, tomate, repolho, brócolis, cebola e cenoura — têm de 80% a 85% de água. Banana, batata e milho, de 70% a 75%.

Dica para não se esquecer de tomar água.

Uma garrafa de água na mesa de trabalho funciona como lembrete. Levar sempre uma garrafa com você também é uma boa dica. Existem ainda aplicativos sobre o tema, tanto para o sistema Android como para o iOS, nacionais e internacionais, em versões gratuitas e pagas.

 

Fonte: Colabora Marcas

 

0

Deixe um comentário sobre a sua matéria

);