Questões vão desde necessidade da compra até a forma correta de descarte
O mês de outubro é marcado pelo Dia do Consumo Consciente (15/10). Diante disso, com o objetivo de proporcionar cada vez mais conscientização sobre problemas socioambientais, vamos dividir com você conteúdos sobre padrões atuais de consumo, sempre acompanhados por alternativas sustentáveis.
Pronto para aprender e mudar em prol do nosso planeta?
As 6 perguntas do consumo consciente
Muitas vezes, ao comprar um produto ou serviço, não levamos em conta a real necessidade dessa aquisição, a forma mais sustentável de compra ou ainda a maneira correta de descarte, após o uso de um item.
Pois muito bem! Se você é daquelas pessoas mais impulsivas, vamos apresentar 6 perguntas que deve fazer a si mesmo, antes de adquirir um produto ou serviço. Vamos a elas?
1 – Por que comprar?
Talvez a pergunta mais básica de todas quando o assunto é consumo. Pare por um instante e reflita se você realmente precisa daquele produto ou foi levado pela propaganda ou até mesmo pelo próprio impulso.
2 – O que comprar?
Opte por produtos com características e atributos que realmente atendam às suas necessidades. Funções em excesso, por exemplo, podem gerar desperdício de materiais e até mesmo prejuízo financeiro a você.
3 – Como comprar?
O ideal é optar por lojas mais próximas à sua casa e evitar o uso de carro, ônibus ou metrô. Outra dica é sempre utilizar ecobags para as compras, nunca sacolas de plástico. Por fim, outro fator importante a se pensar é a forma de pagamento. Como comprar? À vista? Parcelado? Qual a melhor opção para mim?
4 – De quem comprar?
Escolha sempre empresas que têm ações sustentáveis e cuidam bem tanto da sociedade, quanto do planeta. Portanto, atenção às características de produção dos produtos de uma companhia e aos cuidados que ela tem com recursos naturais e seus colaboradores.
5 – Como usar?
Quem não gosta de ter as coisas sempre em bom estado? Pois saiba que, ao cuidar bem de um produto, você também evita novas compras em busca de itens em melhor estado ou simplesmente por estarem na moda. A dica é: use bem aquilo que é seu!
6 – Como descartar?
Já parou para pensar que na frase “jogar fora”, este “fora” é simplesmente o nosso planeta? Por isso, reflita muito bem antes de descartar um produto que muitas vezes pode ser doado, consertado, costurado ou trocado. Há uma série de alternativas, além do famoso “jogar fora”. E, é claro, contribua com a reciclagem de itens que possam passar por esse processo. Diariamente nos deparamos com itens em alumínio, embalagens plásticas, tijolos, garrafas de vidro, bitucas de cigarro, jornais, sucatas de carros, entulho, lixo eletrônico. Enfim! A lista é enorme, por isso, é nossa obrigação contribuir com a reciclagem e coleta seletiva. Não se esqueça: parte do que é descartado pode virar algo novo.
Fique atento, em breve vamos divulgar mais informações sobre o tema, como as iniciativas que fazem da Coca-Cola FEMSA uma companhia sustentável.
Consumir informação também gera conscientização.