As fraudes e os golpes financeiros mudam todo dia e a melhor forma de prevenção é se manter informado.

Como você sabe, nossa companhia tem como prioridade o cuidado com a nossa gente. Isso inclui alertar a todos os nossos colaboradores sobre possíveis golpes e como não cair em nenhum deles. Vamos lá?

Fique por dentro dos golpes mais comuns:

• Golpe da falsa central de atendimento
• Golpe do falso motoboy
• Golpe do falso leilão
• Golpe do WhatsApp
• Golpe da troca de cartão
• Cuidado com as senhas
• Golpe do link falso
• Golpe do delivery maquininha quebrada
• Golpe do falso boleto
• Proteção de dados no celular ou dispositivo

Confira 10 dicas de como não cair em nenhum golpe:

1. Cuidado com as suas senhas
Não compartilhe sua senha com amigos e parentes ou encaminhe senhas por aplicativos de mensagens, e-mails ou SMS. Nunca utilize dados pessoais como senha (ex. data de aniversário, placa de carro etc.), nem números repetidos ou sequenciais (ex. 111111 ou 123456), nem anote senhas em papel, no celular ou no computador.

2. Cuidados com seu cartão
Nunca entregue seu cartão a ninguém. Os bancos não pedem os cartões de volta, mesmo se houver a possibilidade de fraude ou defeito. Eles também não mandam um portador buscar seu cartão.

3. Confira seu cartão após uma compra
Ao terminar de realizar uma compra na maquininha, verifique o nome no cartão para ter certeza de que realmente é o seu. Sempre confira o valor na maquininha antes de digitar a sua senha. E proteja o código de segurança.

4. Ative duplo fator de autenticação
Sempre ative a função de segurança “duplo fator de autenticação” em suas contas na internet que oferecem essa opção: e-mail, redes sociais, aplicativos, sistemas operacionais etc.

5. Atenção com ligações
Se receber contato em nome do banco solicitando para ligar para sua Central de Atendimento, ligue a partir de outro aparelho, assim evita que o golpista “prenda” a sua linha telefônica e nunca informe suas senhas.

6. Nunca clique em links desconhecidos
Sempre confira a origem das mensagens ao receber promoções e e-mails que se dizem do banco. Nunca clique em links de promoções muito vantajosas ou que peçam sincronização, atualização, manutenção de token, app ou cadastro. O banco nunca envia e-mails informando que sua conta foi invadida e pede para enviar os seus dados.

7. Cuidado em compras online
Dê preferência a sites conhecidos e confira sempre se o endereço do site é o verdadeiro. Para garantir, não clique em links, digite o endereço no navegador. Sempre use o cartão virtual para realizar compras na internet.

8. Cuidado nas operações bancárias
Sempre confira o nome do recebedor ao pagar um boleto, realizar transferências ou Pix.

9. Não fotografe ou filme a tela do caixa eletrônico ao usá-lo
Nunca envie fotos, vídeos ou capturas de tela pelo celular. Se precisar de auxílio no caixa eletrônico, peça ajuda a um funcionário do banco devidamente identificado.

10. Cuidado com o que compartilha nas redes sociais
Um simples post pode dar muitas informações sobre você̂ para golpistas. O que você̂ compartilha pode ajudar bandidos a conhecer seu perfil e comportamento.

Na Coca-Cola FEMSA cuidamos uns dos outros

0

Deixe um comentário sobre a sua matéria

);