16 de Setembro – Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio

Desde 1994, por iniciativa da ONU – Organização das Nações Unidas, foi instituído o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio, em comemoração pela assinatura do Protocolo de Montreal. Este tratado foi um compromisso que os países se comprometeram em diminuir a utilização de gases e substâncias responsáveis pela destruição da camada de ozônio.

O dia 16 de setembro foi instituído para Preservação da Camada de Ozônio e serve para conscientização da população, para mudar hábitos e cobrar de nossos governantes que preservem a camada de ozônio e, consequentemente, a estabilidade e a vida no planeta.

Vamos aprender mais a respeito?

Informações importantes sobre a Camada de Ozônio
Essa camada protetora da Terra fica ao seu redor e é responsável por proteger todos os seres vivos contra os raios ultravioletas emitidos pelo Sol. Sem ela, seria praticamente impossível que qualquer espécie sobrevivesse.

Por conta de sua importância, há muitos anos cientistas têm alertado sobre o afinamento e a destruição de parte dessa proteção natural, que acontece devido aos gases que a humanidade libera no ar, principalmente os clorofluorcarbonetos, também chamados de CFCs.

As consequências de continuarmos a fazer buracos na camada de ozônio já é perceptível na população, como o aumento dos casos de câncer de pele, enfraquecimento do sistema imunológico, envelhecimento precoce, além de afetar outras formas de vida que auxiliam na manutenção dessa proteção.

Para frear esse cenário, todos nós podemos fazer a nossa parte.

Proteja a Camada de Ozônio com pequenas ações diárias

  • Preste atenção em eletrodomésticos antigos como geladeira e ares-condicionados, pois esses aparelhos podem emitir clorofluorcarbonos (CFC) para a atmosfera quando desregulados por falta de manutenção;
  • Evite comprar produtos aerossóis, pois essas embalagens possuem clorofluorcarbonetos. Escolha sprays com bomba ao invés de frascos pressurizados;
  • Utilize mais transporte público. Menos veículos circulando significa a emissão de menos gases poluentes;
  • Faça a separação correta do lixo, descartando baterias e pilhas em lixos próprios para esses materiais. Certos produtos podem contaminar o solo e liberar metais pesados na atmosfera quando descartados incorretamente.
0

Deixe um comentário sobre a sua matéria

);