Projeto irá promover transformação social e ambiental na capital gaúcha
O primeiro centro de coleta e processamento de resíduos pós-consumo da Coca-Cola FEMSA Brasil na Região Sul irá fomentar a economia circular e fortalecer a cadeia de reciclagem no Rio Grande do Sul. Criada em parceria com a Coca-Cola Brasil, a iniciativa está alinhada ao compromisso “Um Mundo Sem Resíduos”, em que a empresa se compromete em reciclar o equivalente a 100% das embalagens que a companhia coloca no mercado até o ano de 2030.
Instalado onde antes funcionava a antiga fábrica da Charrua, na Zona Sul da Capital, a unidade gaúcha da sustentaPET segue o conceito de responsabilidade compartilhada e terá capacidade de recolher e dar a destinação adequada a milhões de unidades de embalagens PET a cada mês. Além disso, o projeto tem um papel social importante ao promover o crescimento econômico e comunitário, gerando renda para associações, cooperativas e catadores individuais. Por meio da iniciativa, a empresa irá pagar um preço justo e fomentará todos os elos da cadeia de quem trabalha com resíduos PET, valorizando as pessoas inseridas nesse processo.
Clique aqui para conferir um vídeo especial!
Como funciona o processamento e reaproveitamento?
Para adquirir e processar os materiais na unidade, fizemos parcerias com associações e cooperativas de catadores da região. A sustentaPET conta um valor justo e tabelado para comprar cada tipo de PET (cristal, verde e azul). Na unidade de Porto Alegre, recebemos fardos já separados e prensados ou é possível realizar a triagem, separação e prensa dos fardos no local. Os volumes já comprimidos e prontos para o transporte são enviados a usinas que reaproveitam a matéria-prima para a produção de novas garrafas ou outros materiais a partir da resina PET reciclada.
Um bom exemplo de reaproveitamento desses materiais é a embalagem da água mineral Crystal, marca integrante do nosso portfólio, que conta com tecnologia exclusiva e é produzida 100% a partir de resina reciclada obtida a partir de garrafas já utilizadas. O projeto sustentaPET já conta com duas unidades em funcionamento, uma na Zona Oeste de São Paulo e outra na cidade de Cosmópolis (SP). Após a instalação da unidade de Porto Alegre (RS), está prevista a expansão da iniciativa para Curitiba (PR) e Belo Horizonte (MG).