Projeto Sonho de Herói foi mais uma ação com participação da Coca-Cola FEMSA que levou cultura às crianças, dessa vez, com teatro e folclore brasileiro

Junte a alegria de uma criança, o folclore brasileiro e uma peça de teatro com a vontade da Coca-Cola FEMSA de participar de ações transformadoras e importantes.

O resultado será o Projeto Sonho de Herói!

Essa é mais uma ação cultural na qual nossa empresa se envolveu com muito orgulho e carinho.

O projeto levou uma peça teatral a 24 escolas públicas e associações, com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento cultural de jovens e crianças das cidades de Sumaré, Cosmópolis, Hortolândia e Bauru.

A peça narra uma história que apresenta personagens do folclore brasileiro. Já foram realizadas 24 apresentações em 11 Organizações da Sociedade Civil e escolas públicas, totalizando 1.200 espectadores até o momento.

Confira a sinopse:

Após ir ao cinema, Cauã mostra todo seu encantamento com as personagens corajosas e destemidas do filme que acabou de assistir. Em seu quarto, um pouco antes de dormir, ele revela o sonho de conhecer algum super-herói e, então, é acordado pelo Curupira. Cauã descobre que o Curupira, a Caipora, a Alamoa e a Matinta Pereira combatem sérios problemas sociais e possuem poderes, sendo figuras tão incríveis quanto as do filme. O que Cauã não sabe mais é se aquilo tudo é um sonho ou não.

Muito legal, não? A peça ainda se relaciona com assuntos muito importantes, como a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovendo conhecimento de 7 dos 17 ODS:

  • ODS 4 – Educação de Qualidade;
  • ODS 5 – Igualdade de Gênero;
  • ODS 10 – Redução das Desigualdades;
  • ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis;
  • ODS 13 – Ações Contra a Mudança Global do Clima;
  • ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes;
  • ODS 17 – Parcerias de Implementação;

Ainda teve mais!

A ação cultural também contou com oficinas interativas, nas quais as crianças montaram sua própria versão dos personagens do folclore, como Curupira, Alamoa, Matinta Pereira, Caipora e Saci, utilizando materiais recicláveis. 

Não é só isso: foram distribuídos 500 livros infantis com o conto apresentado, valorizando a cultura brasileira, e todo o conteúdo foi disponibilizado também em formato digital, ampliando assim a acessibilidade.

O livro também foi divulgado no site interativo do projeto, que ainda conta com vídeos e fotos das ações e conteúdos sobre mitos e lendas brasileiros.

Por fim, foram oferecidos oito workshops sobre teatro e literatura, com o objetivo de capacitar as crianças e jovens e ser um difusor de conteúdo e cultura.

Com a palavra, parte de quem tornou esse sonho realidade!

Confira o depoimento de Debora Dubois, Diretora da peça, e Edinho Rodrigues, Produtor:

“Começamos dizendo que valeu a pena! Sempre vale a pena!

Sonho de Herói está “pairando no ar” desde o início de 2020, quando Leonardo Cássio nos convidou para essa empreitada e pouco tempo depois nos apresentou sua primeira versão do texto.

Foi amor à primeira leitura. Um texto “tupiniquim” que apresenta às crianças um pouco do nosso folclore, da nossa cultura, por vezes esquecida.

Finalmente chegou a hora e está sendo muito emocionante ver mais um projeto, mais um sonho sendo concretizado. Uma equipe de profissionais competentes, amigos tão queridos, empenhados. E como foi emocionante e prazeroso ver esse espetáculo nascendo e tomando forma! É realmente um Sonho de Herói!

Como é difícil explicar a complexidade de montar um espetáculo e como é fácil entender porque foi possível montá-lo: persistência, determinação e paciência foram alguns dos sentimentos e, o mais importante, o mobilizador: AMOR.

Amor pelo texto, pela arte, pela profissão algumas vezes difícil e tantas vezes recompensadora. Amor e fé no teatro!

A arte salva! Vida longa ao teatro! Divirtam-se, crianças (de todas as idades)!”

Confira como foi a agenda do projeto:

Sumaré

19/10 – Saber Social

27/10 – Pio XII

27/10 – Recanto Tia Cecilia

8/11 – APAE

10/11 – Pestalozzi

Cosmópolis

12/11 – EMEB Estudante Ximena Coelho Pereira

Hortolândia

18/11 – Canarinho

Se ficou curioso, também pode dar uma olhadinha em algumas fotos:

Ficamos felizes em poder contribuir com a formação de crianças e jovens cada vez mais conscientes e integrados à riquíssima cultura brasileira.

Um mundo melhor se faz com ações como esta!

0

Deixe um comentário sobre a sua matéria

);