Contamos sobre um colaborador que é exemplo quando o assunto é ser solidário e voluntário

Como todos sabem, a Coca-Cola FEMSA é uma empresa engajada em ações voluntárias.

Nossa rede de colaboradores que colaboram fazendo o bem a quem mais precisa é uma das frentes mais valiosas de nossa companhia.

Uma das pessoas que faz parte do nosso time e participa ativamente de um programa de voluntariado é o Luís Miguel Gobetti, que atua na unidade Bauru/Fountain.

Há seis anos, Luís participa ativamente da ONG Amor-Exigente (AE), que desenvolve um lindo trabalho relacionado a dependentes químicos.

Sobre a ONG, o colaborador afirma: “Ela existe desde 1984 e atua como apoio e orientação a familiares de dependentes químicos e pessoas com comportamentos inadequados. Tem um programa eficiente de auto e mútua ajuda”.

De lá para cá, após algumas mudanças, em 2009 surgiu a FEAE (Federação de Amor-Exigente), criada para acolher os grupos que nasceram fora do país, ampliando, assim, as fronteiras para a atuação do movimento.

O programa realiza reuniões semanais, cursos e palestras. Tudo só é possível por conta da dedicação e comprometimento dos milhares de voluntários espalhados por todo o Brasil, Argentina e Uruguai. Luís é um deles!

Sobre a escolha dos temas dos cursos e das palestras, ele comenta: “O AE é muito atento às mudanças que ocorrem na sociedade como um todo, a nível local e global, e está sempre buscando atender às necessidades das pessoas e suas famílias, colocando sempre o Programa de Amor-Exigente (PAE) a serviço de atender/solucionar essas necessidades. Nesse sentido, buscam-se os temas para os cursos e as palestras”.

Uma das coisas que não tem preço para qualquer voluntário é ver o resultado de suas ações. Acerca do que mais ouviu em todos esses anos, de quem se viu ajudado pelo programa, Luís pondera: “O que mais escutei foram histórias de recuperação de usuários de drogas e álcool; reestruturação ou estruturação de famílias que se encontravam quase desfeitas; reorganização da vida e crescimento pessoal dos participantes; desenvolvimento da espiritualidade e desenvolvimento do senso de cooperação comunitária, da responsabilidade social e da cidadania”.

Conhecer pessoas que tiveram suas vidas transformadas e encontraram, assim, a vitória é o principal objetivo do colaborador como parte de uma ação que lida com a questão da dependência química. “Minha maior motivação no trabalho junto ao AE é encontrar referências vivas de vitória e conquista, pessoas que passaram ou que passam por dificuldades com a dependência, dependência de drogas ou, como dizemos, ‘comportamentos drogas’.

Os benefícios de uma ação de voluntariado não são apenas para quem recebe alguma contribuição, mas também para o próprio voluntário. “Acredito que o trabalho voluntariado é a forma mais ágil de aprendizado e autodesenvolvimento, pois requer trazer para o seu dia a dia conceitos de disciplina, ética, empatia e cooperação na resolução de problemas complexos”, comenta o colaborador. 

A participação em ações como essa reflete em toda a sociedade. Um mundo melhor é construído a cada ONG, ação, projeto ou evento de voluntariado.

Sobre isso, Luís pondera: “Acredito que todos possam atuar como voluntário, basta sermos humildes. Esta é a chave que permitirá se aproximar das necessidades das pessoas ou da sociedade, após isso, surge a motivação para se engajar em um movimento”.

Nossa empresa apoia e incentiva o desempenho de seus colaboradores como voluntários dentro e fora da companhia.

A ajuda ao próximo está acima de tudo!

 

0

Deixe um comentário sobre a sua matéria

);