Programa 100% digital do Instituto Coca-Cola conecta jovens ao primeiro emprego
Todos que já possuem alguma experiência profissional sabem o quão difícil é a conquista do primeiro emprego. Muitas vezes, as empresas buscam por profissionais mais capacitados, tanto em vivências na função quanto em formação, e isso dificulta a inserção de jovens no mercado de trabalho, principalmente aqueles em situação de vulnerabilidade social.
Pensando no desenvolvimento desses indivíduos por meio da inclusão produtiva, o Coletivo Online foi criado. O programa do Instituto Coca-Cola tem como objetivo atuar na capacitação e conexão de jovens de 16 a 25 anos, moradores de comunidades de baixa renda, com oportunidades no mercado de trabalho através de uma rede de mais de 400 parceiros empregadores.
Como funciona
O Coletivo Online é 100% digital, tem abrangência nacional e é totalmente gratuito.
São 11 videoaulas, curtas e objetivas, que focam em temas importantes a respeito do mundo do trabalho, como elaboração de um plano de vida, planejamento financeiro, construção de currículo e como se preparar para entrevistas e processos seletivos.
Além disso, todo o conteúdo é enviado via WhatsApp, para garantir ainda mais inclusão no processo de aprendizagem.
Após assistir às aulas e realizar as atividades propostas, os jovens participantes recebem seu certificado de conclusão e estão aptos a se cadastrar nas comunidades de vagas do programa, podendo se candidatar aos processos seletivos de uma rede de parceiros empregadores.
Vale destacar que, além da faixa etária e da conclusão do curso, outro requisito para participar do Coletivo Online é estar cursando ou ter concluído o ensino médio.
Se você conhece jovens que precisam desse auxílio para dar início em sua vida profissional, peça para que se inscrevam através deste link: https://www.lys.academy/coletivo080/bottler?utm_source=FEMSA
Vamos fazer a diferença no presente para mudar o futuro!
Impactos sociais positivos
Desde sua implementação no ano de 2009, a Plataforma Coletivo Jovem tem muitos motivos para comemorar.
De lá para cá, 280 mil jovens de comunidades brasileiras espalhadas por todo o país foram impactados por este programa, tanto no formato presencial quanto digital. Mas não para por aí: 77 mil participantes tiveram acesso ao mercado de trabalho.
Trazendo os dados para o presente, apenas em 2021, 25 mil jovens se formaram no programa e conseguiram seu diploma. De acordo com a pesquisa da Plan Avaliação, 95% dos jovens certificados na versão online avaliam o curso como muito bom e 85% consideram que a iniciativa contribui para seu desenvolvimento, sendo eles 69% negros e 69% mulheres.
Acreditamos que o único caminho para quebrar ciclos de pobreza é por meio do fomento de diversidade e inclusão. Por isso, investimos em programas como este.