Pratique saúde para você e para as pessoas a sua volta

Estamos chegando ao final do mês de outubro, mas isto não significa que o cuidado, a atenção e a prevenção do câncer de mama devem ser deixadas de lado.

Como você já aprendeu nas semanas anteriores, além de criar e manter hábitos saudáveis, como praticar exercícios, ter uma alimentação equilibrada e realizar exames de rotina para ter a garantia que sua saúde física vai bem, é preciso realizar o autoexame para detectar precocemente qualquer irregularidade em suas mamas.

Foi assim que Talita Souza de Jesus Linzmeyer, 36 anos e assistente social aqui da Coca-Cola FEMSA, iniciou sua jornada vitoriosa contra o câncer de mama.

Quando percebi o caroço, através do autoexame, estava em casa. Mas conforme se fala tanto, fui o mais breve possível solicitar avaliação médica. Durante exame de imagem, o médico me informou sobre a possível gravidade e busquei avaliação de um especialista mastologista. Fiquei assustada durante todo esse processo, mas, aos poucos, foi me caindo a ficha e o diagnóstico se concretizou com o resultado da biópsia/ ressonância.”

Redes de apoio

Ao iniciar o tratamento, que entre sessões de quimioterapia e cirurgia durou seis meses, Talita compartilha a importância das redes de apoio.

Permita-se ser ajudada, tenha uma rede de apoio! Aprenda a encontrar paz no caos. Há vida durante tratamento oncológico!!! E por fim, tudo passa!!!

A saúde mental é importantíssima para a superação do câncer de mama, e as redes de apoio são ótimas para auxiliar aqueles que descobrem o diagnóstico positivo para a doença a se manterem positivos.

Pode ser um familiar, seu grupo de amigos ou até mesmo desconhecidos que vivem ou já viveram a mesma situação: o importante é sempre lembrar que você tem força para superar o tratamento e vencer a doença.

Foi a junção do cuidado com a saúde física e mental que deram forças à Talita.

Hoje, após três anos da vitória contra o câncer de mama, ela vê a vida de outra maneira.

Sou muito grata pela vida! Levei o diagnóstico de câncer como um aprendizado. Antes estava me sentindo mal, desanimada com a vida e me isolando. Estava minguando. Mas ao descobrir que seria possível perder minha vida, eu renasci. Reflito muito sobre tudo… Sou a famosa gratiluz, agradeço por respirar, por estar bem, por conseguir me alimentar, por conseguir trabalhar, por conseguir pegar minhas filhas no colo, por poder andar de carro, enfim por viver!!!

Projetos que salvam

Agora que você conhece essa história incrível de superação, gostaríamos de lhe fazer alguns convites:

  • Fique atento a sua saúde o ano todo. Faça autoexames, leve uma vida mais saudável e visite seu médico regularmente. Saúde é muito mais sobre prevenção do que sobre doença.
  • Não se esqueça que sua saúde mental é importantíssima. Busque redes de apoio e esteja rodeado de pessoas que te façam bem.

E por último, mas não menos importante:

  • Ajude projetos que tratam da saúde física e mental de pessoas que estão em processo de superação do câncer de mama.

Existem projetos incríveis que auxiliam do diagnóstico ao tratamento, que tem como objetivo reduzir os índices de mortalidade pela doença no Brasil. Seja através de ações preventivas, como a divulgação de informações a respeito da doença, ou ações práticas que auxiliam mulheres durante o tratamento, você pode fazer a diferença na vida de muitas pessoas.

Conheça alguns canais para doação que você pode fazer parte:

Banco de Lenços: www.bancodelencos.com.br/Doando-recursos.html

FEMAMA | Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama | Câncer de mama: www.femama.org.br

Lembre-se: o câncer de mama não é uma penitência, você não tem culpa. Simplesmente acontece.

Viva a vida, reflita sobre seus conceitos e valores e floresça/renasça


Talita Souza de Jesus Linzmeyer –  assistente social aqui da Coca-Cola FEMSA

0

Deixe um comentário sobre a sua matéria

);