Nossa gente

Sinais de inclusão

By 1 de outubro de 2018janeiro 21st, 2020Nenhum comentário

Você sabia que setembro é um mês especial para a comunidade surda? O Setembro Azul é voltado à conscientização sobre a acessibilidade, além da comemoração das conquistas já obtidas.

Setembro: o mês das datas importantes

A escolha não foi por acaso. Há muitos dias marcantes nesse período, confira:

– 6 e 11/9: esses dias referem-se ao Congresso de Milão de 1880. Nele, as línguas de sinais passaram a ser proibidas na educação da comunidade surda, obrigando seus membros a se adaptarem às línguas orais – pelo menos, até que as línguas de sinais voltassem a ser aceitas.

– 10/9: Dia Mundial das Línguas de Sinais.

– 26/9: Dia Nacional do Surdo – o dia foi escolhido por ser o mesmo da fundação do Instituto Nacional de Educação de Surdos, a primeira escola do país voltada para esse público.

– 30/9: Dia do Tradutor – a data é ideal para homenagear os intérpretes de Libras.

Azul da cor do mar
A coloração também não foi coincidência. O azul representa a opressão enfrentada pelos surdos, uma vez que, durante a Segunda Guerra, os nazistas identificavam as pessoas com deficiência com uma faixa dessa cor no braço – interpretada, então, como um sinal de inferioridade.

Com o fim do confronto, a comunidade surda passou a adotar o azul como símbolo de orgulho por sua identidade. Durante a Cerimônia da Fita Azul, em 1999, o médico surdo, Patty Ladd, usou o adorno para homenagear todos aqueles que foram vítimas da repressão.

 

Você sabia?
A KOFBR oferece curso de Libras e já tem 51 turmas formadas, com um total de 603 participantes, só em 2018. Além disso, os colaboradores que participam recebem um livro para darem continuidade ao aprendizado em casa. Ficou interessado? Procure o Núcleo de RH da sua unidade e saiba mais.

 

 

 

 

0

Deixe um comentário sobre a sua matéria

);