Vendedora tem o planejamento como a base de tudo, uma filha que também é melhor amiga e uma resiliência que dá gosto de ver
A palavra “vitória” significa “sucesso, êxito ou vantagem alcançada; triunfo, conquista”. Não à toa, este foi o nome escolhido pela colaboradora Juliane Gonçalves Nascimento da Costa para a sua filha, uma jovem de 14 anos. A Vitória é apenas uma, e com certeza a mais importante, das conquistas alcançadas por Juliane, que está há 2 anos na Coca-Cola FEMSA, é Vendedora Júnior, em Campo Mourão, Paraná, e é a nossa inspiração de hoje.
Mais que mãe e filha
Juliane e Vitória, que moram juntas, são mãe e filha, mas, além desse laço natural, também mantêm uma relação de melhores amigas. “É como se fossemos duas melhores amigas, eu e a minha filha. Falamos sobre sexo, namoro, coisas que os filhos, muitas vezes, têm tabu com o pai e a mãe, eu e a minha filha não temos”. Essa cumplicidade em família não é linda?
Um dos papeis como mãe/amiga da Juliane em relação à filha é sobre um sonho muito importante da jovem. “Ela quer fazer medicina, então, é muito focada nos estudos. Pai e mãe têm que apoiar o filho em tudo, ainda mais quando ele sonha uma coisa dessas”.
E mesmo estudando para o vestibular, a jovem Vitória ainda colabora com outras coisas. “Nós dividimos as tarefas de casa”. Essa atitude contribui para a formação futura de qualquer pessoa. Ajudar os pais e responsáveis é tão importante quanto estudar, portanto, parabéns à futura Doutora Vitória!
Sonhe muito, mas com planejamento
Sonhos, como o de ver a filha formada em medicina, são combustíveis para Juliane. “Todos nós podemos, é só querermos alcançar um sonho”. E nem sempre é fácil alcançar nossos objetivos, não é mesmo? Um dos segredos da colaboradora é ter planejamento. “Tem que ter planejamento e saber separar as coisas. Se você não tiver planejamento, não consegue administrar nem a vida pessoal nem a profissional, aí não consegue alcançar seus objetivos”.
Ao iniciar o expediente, ela não pensa em outra coisa. “No meu trabalho, sou 100% focada nele, porque no final do dia eu quero o meu objetivo alcançado. Tenho planejamento de rota, de atendimento, tudo muito equilibrado”. E você, tem planejado tudo direitinho para manter o equilíbrio das coisas?
É claro que a vida da colaboradora não se resume ao trabalho. Além da filha, ela não nega elogios à toda família. “Minha família no geral é muito unida, um somando na vida do outro”.
E aquela história de planejar, não é só no trabalho não! “Fazemos projetos em família”. Planejar é importante e saudável para tudo.
Valorize-se, mulher!
“Eu, Juliane, sou uma boa vendedora, eu amo a minha profissão, amo o que eu faço, sou vendedora desde os meus 15 anos de idade”. Deu pra sentir que é paixão de verdade, né? Valorizar a si é fundamental para desempenhar um trabalho de excelência, além de ser importante para a saúde mental.
Juliane não valoriza apenas a ela, mas também olha em volta e afirma: “As mulheres estão ocupando seus espaços, estão chegando, de pouquinho em pouquinho, e estão fazendo toda a diferença”. Esta transformação é muito importante e, de fato, vem mostrando um mercado de trabalho mais equitativo. “Da época que eu entrei, até hoje, houve muitas mudanças para melhor. Eu e uma outra mulher éramos as únicas em Maringá. Hoje, estão contratando mais mulheres, eu acho a diversidade entre sexos muito legal e mostra que nós somos boas no que fazemos”.
Ainda sobre o tema, ela afirma. “A Coca-Cola FEMSA ideal é a que continue contratando mais mulheres. Sempre vi mulheres somando na empresa”.
Cabeça erguida, sendo você mesma
O conselho da Juliane é direto e prático: “A dica é não desista! Não desista de qualquer profissão na qual você ame o que faz. Tem que fazer acontecer”.
É importante entender, também, que nem sempre as coisas vão ser fáceis. Sonhos e objetivos quase sempre custam caro, e não apenas financeiramente. Sobre possíveis obstáculos, ela comenta: “Não é todo dia que você vai estar bem ou todo dia que suas vendas vão estar 100%, então, temos que estar preparados para um dia ruim, para um dia mais ou menos, e, também, é claro, para um dia ótimo”.
Outro fator importante nesse sentido é a nossa essência. Juliane não abriu mão da dela! “Cada um tem uma visão de vida, do ambiente profissional. Não é só falar, o negócio é fazer a diferença e fazer do seu jeito”. A vendedora ainda combina essa autenticidade com uma boa dose de bons pensamentos: “Ter pensamento positivo atrai coisas boas, não só no trabalho, mas em casa também”.
Planeje-se, organize-se, mantenha sua essência, não desista e pense positivo! Um bom resumo das dicas valiosas da nossa colaboradora.