Explicamos o significado de cada letra da sigla e ainda conceitos importantes, como orientação sexual e expressão de gênero

A cada ano, sempre em 28 de junho, é celebrado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+. Por conta disto, estamos em um mês especial, inteiramente voltado à esta causa tão necessária!

A data surgiu em homenagem aos acontecimentos da Rebelião de Stonewall Inn, que aconteceu em 28 de junho de 1969, como forma de luta da comunidade gay à época contra a polícia, que repreendia homossexuais em bares, na cidade de Nova York.

Agora que você já sabe a origem da data, vamos abordar alguns conceitos básicos que fazem parte do universo da diversidade, além de explicar o significado das letras da sigla LGBTQIA+.

Identidade de gênero

É como a pessoa se reconhece, ou se identifica, de acordo com algum gênero. As pessoas cisgêneras são aquelas que se identificam com o gênero com a qual foram designadas ao nascer. As pessoas transgêneras são aquelas que não se identificam com o gênero atribuído em seu nascimento. Exemplo: João pode nascer biologicamente homem, mas, após crescer, passar a se identificar, ou se reconhecer, como mulher.

Além da possibilidade de se identificar com um dos dois gêneros (masculino ou feminino), ainda existem as pessoas que não se identificam com nenhum dos dois, chamadas não-binárias, e também as agênero, que não têm a necessidade de ter uma identidade de gênero que se enquadre como homem ou mulher.

Sexo biológico

Como o próprio nome sugere, trata-se de um conceito relacionado à biologia. “Sexo biológico” diz respeito, literalmente, ao sexo de alguém, a partir de seu órgão genital e de suas características genéticas. Assim sendo:

  • Mulher = vagina, ovários, cromossomos XX
  • Homem = pênis, testículos, cromossomos XY
  • Intersex = uma combinação dos dois, apresentam variações genéticas que não correspondem completamente ao sexo masculino ou feminino

Expressão de gênero

Mais uma vez, é possível deduzir o significado do conceito já pelo seu nome. “Expressar” é o mesmo que mostrar, ou seja, “expressão de gênero” é como uma pessoa se mostra em relação ao seu gênero, por meio de comportamentos, interações, vestimenta e atitudes. Uma expressão de gênero pode ser feminina, masculina ou andrógina (masculina e feminina simultaneamente).

Orientação sexual

Antes de mais nada, este conceito não deve ser confundido com “opção sexual”, um termo que não existe e é erradamente empregado. Orientação sexual diz respeito a afeto, a como nos sentimos em relação a outro gênero, física e emocionalmente. Entre os tipos de orientação sexual estão a homossexualidade (atração física e afetiva por pessoas do mesmo gênero) bissexualidade (atração física e afetiva por pessoas de ambos os gêneros, masculino e feminino), heterossexualidade (atração física e afetiva por pessoas do gênero oposto) e a assexualidade (não atração física e afetiva por pessoas de nenhum gênero).

LGBTQIA+

Cada letra representa uma orientação sexual ou uma identidade de gênero.

L, G, B: se referem à orientação sexual. Lésbicas (mulheres que se sentem atraídas por pessoas do mesmo gênero), Gays (homens que se sentem atraídos por pessoas do mesmo gênero) e Bissexuais (pessoas atraídas por ambos os gêneros). Em todos os casos, nos referimos à atração física e emocional

T: se refere à identidade de gênero. Transgêneros, Transexuais e Travestis são pessoas que não se identificam com o gênero do seu sexo biológico (exemplo: uma pessoa nasceu biologicamente homem, mas não se identifica como tal e pode ter feito ou não a transição, sendo hoje uma mulher trans)

Q: Queer são pessoas que não seguem o modelo de heterossexualidade ou do binarismo de gênero

I: se refere a características biológicas. Intersexual, antigamente chamadas de hermafroditas, são pessoas que nascem com uma anatomia reprodutiva ou sexual que não parece corresponder às definições típicas de mulheres ou homens, tornando difícil a classificação binária de seu sexo biológico (em sexo feminino ou sexo masculino)

A: se refere à orientação sexual. Assexuadas são pessoas que não sentem atração sexual por nenhum gênero

+: representa todas as diversas outras orientações sexuais e identidades de gênero

As coisas ficaram um pouco mais claras? Então, guarde esse conteúdo com carinho para não desrespeitar ninguém, seja pela sua orientação sexual, expressão ou identidade de gênero ou pelo seu sexo biológico.

 

5+

Deixe um comentário sobre a sua matéria

);