Em pouco mais de seis anos, a colaboradora participou de projetos importantes e transformadores

Dando seguimento à série de depoimentos e histórias de colaboradoras que inspiram e fazem parte da Coca-Cola FEMSA, hoje convidamos Mariana Cristina dos Santos, Especialista de RH, na área de Saúde KOFBR.

Há pouco mais de seis anos na empresa, Mariana já pode se sentir orgulhosa da sua trajetória profissional.

Tudo começou em 2014, como Estagiária de Informações de Supply Chain, na Fábrica de Jundiaí, período em que começou a desenvolver uma visão estratégica e analítica de alguns processos internos.

Já em 2017, como Trainee de Planejamento de Manutenção, teve um aprendizado enorme com o Projeto Pioneiro na Indústria, em PCM (Planejamento Centralizado de Manutenção), participando de toda a implementação do projeto.

No mesmo ano, Mariana passou a ser Trainee de Modelos de Venda (Comercial) e participar ativamente do Projeto RTM (Route to Market), propondo, inclusive, um manual de documentação de atividades realizadas por 12 áreas distintas da empresa.

Em março de 2018, a colaboradora passou a atuar como Trainee de Recursos Humanos, na área de Saúde, até ser convidada, em janeiro de 2019, para o cargo que ocupa hoje.

Empresa e projetos que transformam

Estar sempre envolvida em algum projeto é algo motivador para Mariana, que ama “realizar projetos que englobem a inovação de fazer uma determinada atividade de maneira diferente, gerando uma mudança comportamental positiva”.

E falando em mudança comportamental, a colaboradora enxerga os movimentos que a Coca-Cola FEMSA tem realizado pela transformação feminina na empresa: “a companhia está com políticas fortes de mudança comportamental e inclusiva, programas de liderança feminina, reconhecimentos, treinamentos e tem objetivos em prol da igualdade de gênero nas contratações. São atitudes que nos empoderam e dão orgulho de pertencer”.

Mariana reconhece que, além de serem atitudes que empoderam, também trazem mais benefícios para a saúde mental, afinal, trabalhar em um ambiente livre de discriminação, onde é possível ser você mesma, contribui psicológica e emocionalmente para qualquer pessoa.

Autonomia feminina

Outro ponto interessante levantado por Mariana é a importância da autonomia da mulher para escolher um cargo. Muitas vezes, é o mercado de trabalho que estipula quais funções podem ser desempenhadas por homens e quais podem ter mulheres à frente. Sobre isso, ela afirma que “a escolha para o cargo tem que ser da mulher e não de uma empresa, pois sabemos que o mercado exclui a possibilidade de a mulher desempenhar determinadas funções por conta de questões como gravidez, por já ser mãe ou pelo simples fato de ser mulher”.

Você não está sozinha

Como dica para outras colaboradoras, Mariana reforça a importância da sororidade feminina e da utilização dos canais oferecidos pela empresa: “busque outras mulheres como inspiração ou grupos de empoderamento feminino, use o canal de denúncia quando necessário para ter forças e tornar o seu ambiente de trabalho mais inclusivo para você e para outras mulheres”.

Em outras palavras, você não está sozinha!

Conhece alguma mulher que vem transformando a KOFBR? Envie sua sugestão para o e-mail: diversidade@kof.com.mx

2+

Deixe um comentário sobre a sua matéria

);