Plataforma criada para o RH envolve toda a empresa e visa mais automatização, além de melhorias na gestão administrativa e organizacional das lideranças

Sempre atenta às mudanças tecnológicas e com um olhar no futuro, a Coca-Cola FEMSA vem trabalhando em um projeto significativo, que visa tornar ainda melhores alguns processos internos, relacionados à área de Recursos Humanos, mas que também afetam toda a empresa.

Estamos falando do Employee Central, que fará conexão entre a plataforma de talentos e o SAP RH, e foi pensado para automatizar a gestão administrativa e organizacional de cada liderança, que, ainda assim, sempre deverá ter o aval de cargos superiores para determinadas ações dentro da plataforma, seguindo a política interna do RH.

A ideia principal é disponibilizar uma ferramenta sistêmica e intuitiva, que auxilie nos serviços de gestão de pessoas, por meio de processos automatizados e padronizados.

Olhar estratégico

Com a usabilidade do Employee Central, pretendemos olhar para todos os colaboradores, em qualquer posição, como uma parte estratégica dos negócios.

Modelo de gestão autossuficiente

Como uma nova tecnologia para o RH, o Employee Central funcionará como uma plataforma capaz de melhorar as gestões de equipes e ajudar os líderes a atenderem algumas demandas de forma mais simples, ágil e dinâmica.

Outro objetivo fundamental é desburocratizar processos e, com isso, informações mais consistentes serem obtidas. Acreditamos que, com a presença de menos pessoas em nossos processos, a chance de erro também diminui e teremos mais qualidade nas informações

O que poderei fazer na prática?

Como líder:

  • Solicitar pela plataforma a substituição (desligamento e contratação de um substituto), a promoção ou transferência de um colaborador, por exemplo. Mas atenção: sempre será necessária a validação com cargos superiores, antes de qualquer solicitação desta natureza na plataforma, e o respeito à Política de RH
  • Em relação à Avaliação 360, receber comunicados para avaliar um colega ou sobre a minha avaliação

Como colaborador:

  • Acompanhar minha Avaliação de Desempenho, além de solicitar ou receber feedbacks
  • Realizar atualização de dados pessoais, como mudança de nome pós-matrimônio, mudança de endereço ou inclusão de dependentes
  • Acessar o organograma da empresa e observar todas as áreas, inclusive a minha
  • Acessar cursos disponibilizados pela Universidade FEMSA e acompanhar todo o meu processo de aprendizagem

Por uma mudança eficaz

Estão sendo tomados todos os cuidados para que haja um processo de transição confortável e eficiente, com a avaliação de todas as etapas necessárias num processo de implementação, para que possamos utilizar a plataforma plenamente.

Por conta disso, seguindo a estratégia de change management, algumas ações já foram concluídas nessa 1ª. fase:

  • Comunicações iniciais e de preparação para go live do RH (virtuais e por e-mail, sessões de alinhamentos, comunicados a lideranças e etc…)
  • Treinamentos
  • Plantões de dúvidas pós-treinamentos
  • Pesquisas de preparação com colaboradores de RH, a fim de avaliarmos o que ainda precisa ser reforçado, além de possíveis desconfortos e problemas por parte dos usuários

A próxima fase do projeto consiste em preparar outros colaboradores, além dos colaboradores de RH (impactados na primeira fase do projeto), e os líderes.

Aguarde, em breve traremos mais novidades sobre o Employee Central, nossa Plataforma de Talentos!

0

Deixe um comentário sobre a sua matéria

);