Conheça os efeitos da “positividade tóxica” para sua saúde.
Com certeza você já passou pela situação de contar alguma situação negativa sobre sua vida e ouviu “é só pensar positivo” ou “se você olhar por outro lado…”. Essa tentativa de “abafar” os sentimentos negativos, minimizá-los ou transformá-los em bons sentimentos pode ser prejudicial à sua saúde.
Todo mundo fica mal às vezes, e tudo bem passar por isso. As emoções negativas também fazem parte da imensa gama de sentimentos que experimentamos diariamente e não devem ser negadas.
Segundo especialistas, a “positividade tóxica”, que é esse hábito de negar, com frequência, os “sentimentos ruins”, pode ser exaustivo e não nos permitir criar a resiliência, que é a capacidade de nos adaptarmos a situações diversas.
Essa característica também nos isola de nós mesmos e de nossas verdadeiras emoções, numa tentativa de afastar das pessoas a nossa imagem “imperfeita”.
Efeitos da positividade tóxica
Quando tentamos reprimir as emoções, elas encontram meios de se expressar de outras formas, até mesmo por meio de doenças, de problemas na pele até síndrome do intestino irritável.
Essa é a forma de nosso organismo chamar atenção para o que estamos vivendo. Suprimir emoções negativas é cansativo e te esgota mental e fisicamente.
A melhor forma de viver com as situações adversas do dia a dia é entender aquele momento ou circunstância que nos provocou um sentimento “negativo” e aprender a lidar com ele.
Quando procurar ajuda?
É claro que há uma grande diferença entre experimentar um sentimento “negativo” e ter um quadro clínico de depressão.
É sempre bom contar com auxílio de profissionais especializados, mas, nos casos clínicos, essa ajuda é essencial e pode salvar vidas.
Se você está passando por um momento difícil, procure ajuda de familiares, amigos e, principalmente, profissionais de psicologia. Assim, você será bem acolhido e encontrará formas de lidar com esses sentimentos.