Confira como amenizar os impactos do trabalho noturno e conciliá-lo com a vida pessoal.

Nosso organismo tem um “relógio biológico” que regula seu funcionamento e está programado para orientar nossa rotina de acordo com a luz ambiente. Ou seja, estamos programados para “funcionar” durante o dia e repousar durante a noite.

Com a iluminação artificial, nos tornamos capazes de exercer nossas atividades mesmo quando a luz natural já não está presente e, com isso, os trabalhos podem ser realizados 24 horas por dia. O que muitas vezes passa despercebido é que essa rotina de trabalho e a troca de horários pode afetar a saúde.

 

Alteração do sono

O primeiro fator a ser alterado quando trocamos o dia pela noite é o nosso sono. Dormir durante o dia afeta o descanso e não permite um sono reparador. Logo, os resultados negativos dessa troca serão sentidos pelo corpo.

 

Cansaço e doenças

Quem trabalha no período noturno tem a sensação de estar sempre cansado, mesmo logo depois de acordar. Além disso, a falta do devido descanso diminui nossa capacidade de assimilar informações, pode causar lapsos de memória e mau humor. 

Outros fatores importantes de serem avaliados são as maiores chances de desenvolver doenças devido ao estresse e cansaço extremo. Quem trabalha a noite tem maiores chances de desenvolver diabetes e pressão alta.

 

Como conciliar o trabalho noturno e uma vida saudável?

Para evitar que a troca do dia pela noite afete negativamente sua saúde, você pode tomar algumas medidas e realizar atividades que ajudem a manter sua qualidade de vida. Confira algumas dicas:

 

  • Atenção ao seu horário de sono

Quando chegar a hora de descansar, fique longe da luz e de ruídos. Investir em bons tampões de ouvido e máscaras de dormir podem te ajudar a recuperar o sono que você precisa para manter sua saúde. Converse com sua família para que evitem fazer barulho durante seu período de descanso. 

 

  • Evite a cafeína e o uso excessivo de soníferos

Se você consumir muito café ou produtos que contenham cafeína próximo ao horário de dormir, vai ter mais dificuldade em relaxar. Se achar necessário, converse com um médico para avaliar, de forma correta, a necessidade de alguma prescrição ou aconselhamento..

 

  • Não se afaste da sua família e das atividades que te dão prazer

Programe sua rotina para que você tenha algum horário em que possa conviver e interagir com sua família. Pode ser logo que se levantam pela manhã ou um pouco antes de seu horário de dormir. Manter quadros de recados com mensagens carinhosas também são uma boa opção. Além disso, você pode agendar os passeios em família nos dias de folgas e férias.

Para relaxar, você tem diversas opções, desde música até os jogos eletrônicos. Só tenha cuidado para que a diversão não se torne algo prejudicial.

 

  • Faça exercícios físicos regularmente

Para equilibrar as necessidades de seu organismo e garantir seu bom funcionamento, os exercícios físicos são essenciais. Além disso, eles podem ajudar a cansar seu corpo para garantir um sono mais profundo e revitalizante. Se você trabalha sentado, não esqueça de levantar regularmente e manter seu corpo ativo.

 

Essa matéria foi uma sugestão de Romy Eble, da unidade de Jurubatuba. 

Se você curtiu esse conteúdo e quer ver suas dicas na KOFBR News, mande sua sugestão no campo Conta pra gente!

0

Um comentário

  • Rogério Martins Santos disse:

    Bom pelo que entendi não a uma conciliação entre trabalhar a noite e vida saudável a conta não fecha.
    Trabalho noturno é uma opção quem aceita tem que arcar com as consequências;cansaço,mau humor diário é como recompensa doenças como as mencionadas no conteúdo acima.

    Rogério Martins

    0

Deixe um comentário sobre a sua matéria

);