Confira dicas de como tornar sua rotina mais eficiente e produtiva.
Diante da situação mundial, precisamos nos adaptar à nova rotina e aprender a trabalhar de forma, cada vez melhor, no modelo home office.
Por isso, preparamos algumas dicas de como tornar sua rotina ainda mais eficiente e produtiva. Confira.
- Organize reuniões efetivas e com objetivos claros a todos os participantes. A metodologia SMART pode te ajudar com isso.
- Não há problema algum em enviar um e-mail com a classificação de urgência, caso a informação enviada ou solicitada esteja realmente nesse patamar.
- É importante respeitar o tempo das pessoas. Nas reuniões, devem comparecer somente as pessoas que tenham papel relevante para o assunto tratado.
- O descanso visual também é necessário e, por isso, é produtivo deixar a câmera desligada em alguns momentos.
- É essencial estabelecer reuniões respeitando os horários para alimentação, prática de exercícios físicos e hidratação.
- É essencial, ainda, conhecer os diferentes fusos horários para organizar as reuniões e chamadas virtuais em momentos propícios para todos os participantes.
- Tente organizar reuniões com, no máximo, 50 minutos para que sejam mais efetivas. Guie-se pela regra 10-30-10:
10 minutos de revisão sobre o assunto;
30 minutos de desenvolvimento do tema;
10 minutos para o encerramento e definição de próximas etapas.
Caso a reunião seja mais longa, estabeleça pausas de 5 a 10 minutos para manter a atenção de todos.
- Não há problemas em designar dias e horários para reuniões, como das 9h às 16h (horário local), e manter outros dias sem reuniões (preferencialmente às quartas e sextas-feiras) para cuidar de assuntos que exijam mais concentração.
- É uma ótima ideia incentivar a participação de todos os presentes para promover um clima colaborativo, em que todos sejam ouvidos.
Use essas dicas e transforme sua rotina de home office.
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