Confira como a atividade física pode ajudar a manter o seu bem-estar.
A rotina frenética e o uso, cada vez maior, da tecnologia são alguns dos fatores que aumentam o sedentarismo, comprometendo a saúde como um todo. Nesse contexto, os benefícios da prática de atividades físicas precisam ser considerados e — mais do que isso — incorporados ao dia a dia de quem busca qualidade de vida.
Quando praticados na dose certa, de maneira regular e bem orientados, os exercícios têm o poder de melhorar a saúde física e mental — e os resultados podem ser percebidos, até mesmo, na pele.
Confira a matéria e entenda a importância de manter o corpo em constante atividade.
Aumenta a disposição
Um dos principais benefícios da prática de atividades físicas é o aumento da disposição. Quem faz exercícios regularmente acorda mais descansado e executa as tarefas do seu dia a dia com muito mais energia.
Melhora a qualidade do sono
Exercícios são indicados para pessoas que sofrem de insônia ou não conseguem descansar o suficiente enquanto dormem. Isso porque, durante a atividade física, o corpo libera a serotonina, um neurotransmissor que ajuda a provocar o relaxamento da mente.
Além disso, quando os músculos entram em exaustão, causam um cansaço físico que também propicia o sono e, consequentemente, uma disposição maior para enfrentar a rotina no dia seguinte.
Ajuda a controlar a ansiedade e a depressão
Os exercícios praticados regularmente ajudam a aliviar sintomas como tristeza, desânimo, irritabilidade e nervosismo. Isso acontece porque, com a liberação da serotonina durante as atividades físicas, uma sensação de bem-estar toma conta do corpo e da mente.
Ajuda a controlar o peso corporal
Com a atividade física, o corpo gasta energia e, assim, as calorias extras — que seriam acumuladas em forma de gordura — são queimadas durante a prática. Vale lembrar que o sobrepeso e a obesidade estão relacionados com uma série de doenças, tais como:
- colesterol elevado;
- doenças cardíacas;
- hipertensão;
- diabetes;
- problemas circulatórios e ortopédicos.
Um estudo realizado pela Queen’s University, em Ontário, no Canadá, revelou que pessoas que praticam pelo menos duas horas e meia de atividades físicas por semana vivem, em média, seis anos a mais do que pessoas sedentárias.
Diminui o estresse
Os exercícios físicos conseguem relaxar corpo e mente, liberando as tensões acumuladas diariamente. Isso se deve, principalmente, à liberação do hormônio endorfina, que provoca a sensação de prazer, felicidade e euforia.
Além disso, a endorfina funciona como um analgésico natural, capaz de potencializar a sensação de bem-estar e controlar o estresse do dia a dia.
Melhora o condicionamento físico
A melhoria considerável do condicionamento físico é outro benefício da prática regular de atividade física. Afinal, os exercícios ajudam a:
- tornar os músculos mais desenvolvidos e tonificados, aumentando, assim, a sua força;
- melhorar a circulação sanguínea e o fornecimento de nutrientes para os tecidos;
- aumentar a força do coração, que passa a bombear melhor o sangue;
- aumentar a troca de gases no pulmão, já que o órgão passa a receber mais ar e a enviar maior quantidade de oxigênio para o sangue.
Mantém a pele saudável
Os benefícios dos exercícios físicos, também, se estendem para a saúde e beleza da pele, mantendo-a mais hidratada, firme, jovem (por conta da ação dos antioxidantes) e com menos acne.
Como você viu nessa matéria, os ganhos vão desde uma pele mais jovem até o controle de doenças graves, como hipertensão, diabetes ou depressão.
Para você atingir os objetivos desejados, é necessário que a prática das atividades seja regular e, de preferência, com o acompanhamento de um profissional.
Curtiu essa matéria? Deixe seu comentário!