Projeto tem apoio do nosso negócio e da Coca-Cola Brasil e busca conservar os recursos hídricos na Serra do Japi, no interior de São Paulo
Aconteceu, no último dia 20, o evento de lançamento da terceira etapa do projeto Olhos da Serra.
O encontro foi marcado por um tour automotivo pela Serra do Japi, no interior de SP, além da apresentação dos resultados alcançados até agora e dos principais eixos da nova etapa do projeto:
- Governança
- Saneamento
- Reflorestamento
- Educomunicação
- Monitoramento Terrestre
- Combate aos Incêndios Florestais
Mariane Leme, Coordenadora de Projetos do Consórcio PCJ e Gestora do Olhos da Serra, explica como essa nova fase do projeto prioriza ainda mais o combate aos incêndios. “Visto que o ano passado (2024) foi avassalador em relação à quantidade de queimadas no Brasil todo, investir em alertas ágeis para o incêndio florestal será importantíssimo. Nesta terceira etapa, com auxílio dos nossos patrocinadores, investimos na aquisição de uma câmera de alta resolução com rotação de giro de 360°, que já foi instalada na torre da Rádio Dumont FM. As imagens serão visualizadas no Sistema Pantera, disponível no Centro de Controle Operacional da Guarda Municipal de Jundiaí.”
Resultados alcançados até agora
Nestes quatro anos de execução do projeto Olhos da Serra, foram identificadas 833 nascentes e 111 cursos d’água na Serra do Japi, promovendo a conservação de florestas e a retenção de aproximadamente 3 milhões de toneladas de carbono.
A região é conhecida como “castelo das águas”, por sua grande quantidade de nascentes e cursos d’água. As atividades de conservação realizadas por meio do projeto têm propiciado a infiltração de 5.526.245 m³ de água por ano no solo, permitindo o aumento da disponibilidade e da qualidade da água para a região.
“Estamos muito orgulhosos dos resultados alcançados pelo Olhos da Serra, iniciativa que tem como característica principal a soma de esforços da iniciativa privada, do poder público e da sociedade civil organizada para a imprescindível preservação do patrimônio ambiental da Serra do Japi. O apoio ao projeto também está alinhado ao compromisso global de sustentabilidade da companhia de repor para a natureza e as comunidades a água utilizada em nossos processos produtivos”, destaca Fabiana Taislam, nossa Gerente de ESG e Comunicação Externa.
Para conferir os momentos mais especiais do evento, clique aqui e dê o play!
Ainda não conhece o projeto? Entenda abaixo
Conduzido pelo Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ), com patrocínio do nosso negócio e da Coca-Cola Brasil, o projeto Olhos da Serra tem o propósito de conservar os recursos hídricos na região. Como prioridade total, a preservação dos recursos naturais compreende, entre outras atividades, o combate aos incêndios, com formação de brigadistas e aplicação de curso de capacitação profissional pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), a educação ambiental, o monitoramento de invasões humanas e a promoção de ações de reflorestamento e saneamento rural, com a implantação de uma propriedade modelo com tratamento de efluentes, gestão de resíduos e de água cinza.
Muito bacana trabalhar para uma empresa que ajuda nesse projeto tão importante,Parabéns Coca Cola FEMSA